A uma semana do Enem 2025, estudantes do AC conciliam rotina de estudos e descanso: 'Divisor de águas'


Enem 2025: local de prova é divulgado; saiba como consultar
Na reta final antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, estudantes da rede pública acreana ajustam a rotina para revisar conteúdos, descansar e controlar a ansiedade.
Na Escola Estadual Glória Perez, em Rio Branco, turmas do terceiro ano participam de aulas direcionadas e simulados semanais para chegar mais seguros aos dois dias de prova, que acontecerão em 9 e 16 de novembro.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Entre os quase 29 mil inscritos do Acre, o estudante Jorge Alves dedica o tempo livre para reforçar o que aprendeu durante o ano. Ele pretende cursar Psicologia e diz que o foco nesta fase é manter a constância dos estudos.
“O Enem exige conhecimento em várias matérias e temos aula todo dia. Mas não é só estudar na escola, tem que estudar em casa também”, relatou.
A rotina intensa também faz parte do plano da aluna Débora Martins, que quer seguir carreira em Engenharia. Ela reconhece que o descanso é tão importante quanto o estudo para conseguir manter o equilíbrio emocional nas últimas semanas antes da prova.
“Estudo todos os dias da semana, mas também dou uma pausa para mim mesma durante os finais de semana, porque nessa reta final a gente precisa ter um descanso. A pressão aumenta cada vez mais”, disse a aluna.
LEIA MAIS:
Acre tem o segundo menor número de inscritos do país no Enem 2025
Enem 2025: edital é publicado e oficializa mudanças para o exame; confira
Enem 2025 voltará a valer como certificado de conclusão do ensino médio, diz ministro
A professora de matemática, Andreza Rodrigues, destaca que o momento é de revisar e aplicar o que já foi aprendido, e explica que muitos alunos ainda enfrentam dificuldades ligadas à ansiedade e à falta de atenção a cuidados básicos, como sono e alimentação.
“Tem muitos alunos que acabam esquecendo coisas básicas por causa da ansiedade. Um dos erros mais comuns é não cuidar do sono e da alimentação, o que acaba afetando o desempenho. Para eles, é uma experiência nova e vista como um divisor de águas”, explicou a professora.
A docente também orienta que os estudantes priorizem a revisão de conteúdos e a resolução de questões. “Agora é revisar. O que está aprendido precisa ser aprofundado e, a partir das questões resolvidas, identificar onde está a dificuldade”, reforça.
Alunos do Acre se preparam na reta final antes da prova do Enem
Mardilson Gomes/SEE
Neste ano, o Acre contabilizou 28.962 inscritos no Enem, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O total representa alta de 9,8% em relação a 2024 e mantém o estado com o segundo menor número de participantes do país, à frente apenas de Roraima.
Além disso, o estado que mais teve inscritos foi o Pará, com mais de 289 mil, seguido do Amazonas com mais de 110 mil.
Disciplinas e horários
O Enem 2025 será aplicado em dois domingos de novembro:
1º domingo: 9 de novembro
O candidato deverá fazer:
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas;
redação.
2º domingo: 16 de novembro
A prova trará:
45 questões de matemática;
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso do Acre):
Abertura dos portões: 10h
Fechamento dos portões: 11h
Início das provas: 11h30
Término das provas no 1º dia: 17h
Término das provas no 2º dia: 16h30
VÍDEOS: g1

Fonte: g1