ETA II passa por nova manutenção em Rio Branco
Marcos Araújo/Secom/arquivo
A instalação de uma nova motobomba vai levar à interrupção temporária do funcionamento da Estação de Tratamento de Água II (ETA II), em Rio Branco, nesta sexta-feira (14). A informação foi divulgada na noite desta quinta (13). Veja nota na íntegra abaixo.
Segundo o Serviço de Água e Esgoto (Saerb), o novo equipamento possui vazão de 400 litros por segundo e vai reforçar o sistema para o período do inverno amazônico, quando costumam ocorrer enchentes.
📱Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
O órgão não informou quanto tempo deve durar o serviço, mas disse que a captação será retomada gradualmente após a instalação.
A ETA II é responsável pelo abastecimento de 60% da capital acreana. Em outubro, o abastecimento de água em Rio Branco chegou a ser reduzido em cerca de 20% da capacidade devido à turbidez da água.
Em outubro, o abastecimento de água em Rio Branco teve uma outra redução devido à turbidez elevada do Rio Acre. Na época, o Saerb divulgou que a produção nas estações de tratamento caiu cerca de 20% para garantir a qualidade.
Segundo o diretor-presidente do Saerb, Enoque Pereira, o cenário foi provocado pelas chuvas intensas consideradas acima do esperado desde setembro.
A proporção de sedimentos de lama, lodo e balseiros ultrapassou os níveis ideais para a distribuição adequada e levou a um novo recuo na produção.
A Estação de Tratamento de Água (ETA I), responsável por 40% de captação de água da capital, estava com vazão de 500 litros por segundo, sendo que a capacidade é de 600 litros por segundo.
Já a ETA II, que costuma enviar mil litros por segundo, estava distribuindo 950 litros.
Turbidez deixa abastecimento de água na capital reduzido há nove dias seguidos
Procedimento administrativo
Em setembro, o Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento administrativo para investigar a falta de água em Rio Branco. A medida buscava apurar a qualidade do serviço e ainda cobrar explicações da prefeitura sobre as interrupções no abastecimento de diversos bairros da capital.
À época, o Saerb disse que disse que a principal bomba responsável pelo abastecimento havia apresentado uma falha na ETA II e, com isso, as regionais do Calafate, Floresta e Distrito Industrial tiveram o abastecimento reduzido na capital.
Nota do Saerb
Nesta sexta (14), o Saerb realizará uma parada programada na Estação de Tratamento de Água II para instalar uma nova motobomba com vazão de 400 L/s e realizar manutenções elétricas e estruturais.
Essas ações vão garantir mais estabilidade e segurança no fornecimento de água durante o período de cheia do Rio Acre.
Durante a parada, o abastecimento será ajustado antecipado em algumas regionais para minimizar impactos, e a normalização ocorrerá gradualmente após a conclusão dos serviços.
A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso em garantir um serviço de abastecimento contínuo, seguro e de qualidade para toda a população.
Reveja os telejornais do Acre
Fonte: g1
