O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que talvez ajudará o prefeito eleito de Nova York, o democrata Zohran Mamdani, a governar a cidade. Durante um fórum para empresários nesta quinta-feira (5), ele voltou a chamar Mamdani de “comunista”.
O democrata venceu as eleições da maior cidade dos Estados Unidos na terça-feira (4). Dias antes da votação, Trump havia ameaçado cortar recursos federais de Nova York caso Mamdani fosse eleito.
Nesta quinta-feira, o presidente afirmou que os americanos “perderam um pouco da soberania de Nova York” com a vitória de Mamdani, mas disse que “cuidará disso”.
“Comunistas, marxistas, socialistas e globalistas tiveram a chance deles e entregaram nada além de desastre. E agora vamos ver como um comunista se sai em Nova York. Vamos ver como isso vai acabar”, afirmou.
“E nós vamos ajudá-lo. Queremos que Nova York tenha sucesso. Vamos ajudá-lo um pouquinho, talvez”, concluiu, referindo-se a Mamdani.
A vitória de Mamdani nas eleições para a Prefeitura de Nova York representou uma derrota política para Trump. Além de ameaçar cortar recursos, o presidente também declarou apoio ao candidato Andrew Cuomo, que concorreu com uma candidatura independente.
Mamdani já vinha afirmando que não se deixaria intimidar pelas ameaças de Trump e disse que poderia questionar na Justiça eventuais medidas do governo federal contra Nova York. Em seu discurso da vitória, o democrata aproveitou para mandar um recado ao presidente.
“Se há alguém que pode mostrar a uma nação traída por Trump como derrotá-lo, esse alguém é a cidade que o criou: Nova York”, afirmou.
Fonte: g1 > Mundo
