Candidato diz ter dispositivo médico, burla detector de metal e é preso com celular na prova do Enem


Candidato é preso no CEará por tentar fraudar provas do Enem 2025.
Polícia Federal/ Divulgação
Um candidato foi preso em Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, por tentar fraudar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas neste domingo (9). O suspeito fazia a prova na Escola Tarcila Cruz Alencar.
Segundo a Polícia Federal, quando o candidato tentou entrar na sala, o detector de metais disparou. Porém, o ele argumentou que portava dispositivo médico; com isso, ele foi autorizado a ingressar para fazer o exame.
✅ Clique e siga o canal do g1 no WhatsApp
No entanto, próximo ao término da prova, os fiscais identificaram que o homem utilizava um aparelho celular não declarado, contrariando as regras do Enem.
“Durante revista pessoal, também foi encontrado um rascunho com trechos digitalizados que poderiam ser utilizados na redação”, disse a Polícia Federal, em nota.
A PF não divulgou a identidade do candidato preso, mas o g1 apurou que se trata de Orleudo Ferreira Teixeira, de 47 anos. A defesa dele não foi localizada.
O homem foi autuado por fraudes em certames de interesse público e crime de estelionato.
Enem 2025
1º dia do Enem 2025: veja novidades e destaques da prova
No Ceará, mais de 275 mil candidatos se inscreveram para fazer o Enem 2025, que ocorre nos dia 9 e 16 de novembro.
No primeiro dia de provas, os participantes resolveram questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, com o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Já no segundo dia, no próximo domingo, serão aplicadas questões de matemática e ciências da natureza.
Vale lembrar que, pela primeira vez, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai aceitar o uso das notas das três edições mais recentes do Enem — 2023, 2024 e 2025 — para a seleção de candidatos em universidades públicas.
🔎 O Sisu é o sistema do governo federal que permite aos estudantes concorrer gratuitamente a vagas em universidades públicas de todo o país, com a nota do Enem.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Fonte: g1