
Tornado deixa 6 mortos e mais de 600 feridos no Paraná
A passagem de um tornado pelo Paraná, que destruiu a cidade de Rio Bonito do Iguaçu e deixou mortos e desabrigados, repercutiu na imprensa internacional neste fim de semana. Os veículos internacionais disseram que o fenômeno natural causou uma “devastação sem precedentes” no sul do país.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O tornado atingiu o PR entre sexta-feira e sábado e deixou 6 mortos, mais de mil desalojados e centenas de imóveis destruídos. A cidade de Rio Bonito do Iguaçu foi destruída e outros 12 municípios da região também foram afetados. O estado de SC também foi atingido por três tornados na madrugada de sexta e causou danos.
Rio Bonito do Iguaçu está em estado de calamidade pública.
Jonathan Campos/AEN
A notícia repercutiu em veículos de imprensa ao redor do mundo, que descreveram o nível de destruição e a calamidade pública deixados pelo tornado. Veja como a seguir como veículos internacionais veicularam:
New York Times: o jornal americano afirmou que “um tornado poderoso devastou o sul do Brasil” e deixou um rastro de destruição no PR.
El País: já o jornal espanhol disse que um tornado sem precedentes “golpeou o sul do Brasil em plena cúpula climática”.
CBS: o site americano também chamou o tornado de poderoso e deu destaque aos relatos de moradores sobre a destruição causada.
La Nación: o jornal argentino disse que o tornado “arrasou” a cidade de Rio Bonito do Iguaçu e deu destaque aos números da destruição na cidade de 14 mil habitantes.
Diário de Notícias: o jornal português deu destaque à destruição causada pelo furacão, que destruiu casas e causou o caos nas ruas de Rio Bonito do Iguaçu.
New York Times, Estados Unidos
Reportagem do jornal ‘The New York Times’, dos Estados Unidos, sobre o tornado que atingiu o sul do Brasil em novembro de 2025.
Reprodução
O jornal americano “The New York Times” afirmou que “um tornado poderoso devastou o sul do Brasil” e deixou um rastro de destruição no Paraná.
A reportagem afirmou que o PR foi atingido por ventos de até 250 km/h e o tornado foi acompanhado de um grande volume de chuva.
El País, Espanha
Reportagem do jornal ‘El País’, da Espanha, sobre o tornado que atingiu o sul do Brasil em novembro de 2025.
Reprodução
O jornal “El País”, da Espanha, chamou o tornado de “sem precedentes” e disse que “golpeou” a cidade de Rio Bonito do Iguaçu em meio a um período em que as mudanças climáticas começam a mostrar seus efeitos.
“Brasil, uma terra onde chuvas torrenciais, inundações, secas e ondas de calor se tornam cada vez mais frequentes e intensas, sofreu na noite desta sexta-feira a passagem de um tornado extremamente forte que matou seis pessoas e deixou cerca de 750 feridas, incluindo nove em estado grave”, afirmou a reportagem.
O veículo espanhol relacionou a calamidade com a COP30, cúpula climática que ocorre no Belém e reúne líderes de todo o mundo, e trouxe a fala do governador do Estado do Paraná, Ratinho Junior, de que “nos últimos 30 ou 40 anos, não vimos um tornado com essa força”.
CBS, Estados Unidos
Reportagem do veículo ‘CBS News’, dos Estados Unidos, sobre o tornado que atingiu o sul do Brasil em novembro de 2025.
Reprodução
O site americano “CBS News” disse que “um tornado poderoso achatou uma cidade no Brasil”, em referência à quantidade de casas destruídas pelo fenômeno natural em Rio Bonito do Iguaçu.
O veículo também deu destaque aos relatos de moradores da cidade sobre a destruição causada pelo tornado.
La Nación, Argentina
Reportagem do jornal ‘La Nación’, da Argentina, sobre o tornado que atingiu o sul do Brasil em novembro de 2025.
Reprodução
O jornal La Nación, da Argentina, também deu destaque a Rio Bonito do Iguaçu. A cidade paranaense foi “arrasada” pelo tornado, manchetou a reportagem.
Diário de Notícias, Portugal
Reportagem do jornal ‘Diário de Notícias’, de Portugal, sobre o tornado que atingiu o sul do Brasil em novembro de 2025.
Reprodução
O jornal português “Diário de Notícias” deu destaque à destruição causada pelo furacão, que destruiu casas e causou o caos nas ruas de Rio Bonito do Iguaçu.
Fonte: g1 > Mundo
