
Bruxas ‘existem’ e fazem feitiços e poções em Teresina; conheça
Uma noite marcada pela conexão com a magia natural e o sagrado feminino: essa é a proposta da Noite das Feiticeiras, que acontece às 20h desta sexta-feira (31), no Dia das Bruxas. O evento será realizado no Espaço Casa Delas, bairro Fátima, Zona Leste de Teresina.
O evento foi idealizado pela terapeuta e empreendedora Camie Rabêlo, que convida as participantes para momentos de música, dança e convivência com outras mulheres. O propósito, segundo ela, é “despertar a magia interior”.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Sempre fui uma mulher conectada com o universo mágico desde a infância. Quando criei o evento, quis reunir mulheres que vibram na mesma energia e celebrar a força da magia feminina e da cura”, conta Camie.
A programação terá shows com Camie e a DJ Bossa Sasa, apresentação de dança, drinks sensoriais sem álcool, alimentação nutritiva, estandes de produtos mágicos e oraculistas. Os ingressos podem ser comprados em uma plataforma disponível no Instagram do evento.
Inspirada em celebração celta
A Noite das Feiticeiras é inspirada pelo Samhain, uma antiga celebração celta que simbolizava a transição entre o fim do outono e o início do inverno no Hemisfério Norte. Esse período representava o encerramento das colheitas e o começo de um novo ciclo espiritual.
Na noite de 31 de outubro para 1º de novembro, os celtas acreditavam que o véu entre o mundo dos vivos e dos mortos se tornava mais fino. Esse momento permitia o contato com ancestrais e o mundo espiritual. Fogueiras eram acesas para afastar maus espíritos e atrair bênçãos para o novo ciclo.
Com a expansão do cristianismo, o Samhain foi incorporado pela Igreja Católica como o Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. A véspera, chamada em inglês de All Hallows’ Eve, deu origem ao Halloween.
Com o tempo, a tradição ganhou novos símbolos, como abóboras e fantasias, mas manteve a essência de celebrar a transição entre mundos e o mistério do invisível.
Dia das Bruxas: mulheres celebram ancestralidade com dança e rituais
Reprodução/Instagram
*Yngridy Vieira, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Fonte: g1
