Dr. Pessoa fica inelegível após vereadores de Teresina reprovarem contas do ex-prefeito


Câmara de Teresina julga se aprova ou reprova contas de Dr. Pessoa
Os vereadores da Câmara de Teresina reprovaram, nesta terça-feira (28), as contas da gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD) nos anos de 2022 e 2023. Com a decisão, o político está inelegível por oito anos. O g1 tenta contato com o ex-prefeito.
OPERAÇÃO CONTRA LAVAGEM DE DINHEIRO: Polícia solicita relatório de emendas da cultura na gestão de Dr. Pessoa
Os parlamentares analisaram os pareceres do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI) e da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara, que aprovaram com ressalvas as contas de 2021 e reprovaram as de 2022 e 2023.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Em 10 de outubro, dois meses após a avaliação feita pelo TCE, Dr. Pessoa entregou aos vereadores um documento de 30 páginas com a defesa do ex-prefeito em relação às contas de sua gestão.
Parecer do TCE
Segundo o TCE, em 2023, a Prefeitura de Teresina descumpriu limites constitucionais e legais e registrou “movimentação incompatível com as fontes arrecadadas e utilizadas para pagamentos das despesas”.
O Tribunal informou que a gestão municipal deixou de aplicar cerca de R$ 35,1 milhões na área da educação, mais especificamente em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino.
Além disso, a Corte apontou desequilíbrio financeiro em mais de R$ 10,3 milhões do Regime Próprio de Previdência Social de Teresina, que dispõe sobre as aposentadorias e pensões dos servidores municipais.
Por fim, o TCE identificou o descumprimento da meta de vacinação. A proporção de crianças de um ano de idade vacinadas contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite foi de 58% no terceiro quadrimestre de 2023, abaixo da meta de 95%.
Esta reportagem está em atualização.
Vereadores de Teresina votam contas de Dr. Pessoa; ex-prefeito pode ficar inelegível
Montagem/g1
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Fonte: g1