
É #FAKE vídeo de criminosos atirando contra helicóptero da PM no Rio; cena foi criada com IA
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra traficantes atirando contra um helicóptero da polícia do Rio. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é o vídeo?
O vídeo está circulando no X, Instagram, TikTok e Youtube ao mesmo desde 30 de outubro, dois dias após a megaoperação nos complexos do Alemão e da Penha, considerada a mais letal da história do estado, que deixou 121 mortos.
O registro tem o seguinte texto, sobreposto às imagens:”Criminosos disparam contra helicóptero da polícia no RJ”. Ele omite que se trata de um conteúdo criado com inteligência artificial (IA) – leia mais abaixo.
A cena noturna exibe uma rua mal-iluminada, na qual dois homens aparecem atirando com fuzis contra um helicóptero que sobrevoa a região. Na seção de comentários, usuários questionaram se o conteúdo seria verdadeiro.
⚠️ Por que isso é falso?
O Fato ou Fake submeteu uma captura de tela do vídeo a duas ferramentas de detecção de inteligência artificial. Todas apontaram o uso desse recurso (veja o resultado das análises abaixo).
Sightengine – 93% de chances de ser IA.
Decopy AI – 99% de probabilidade de ser IA.
Além disso, o Fato ou Fake entrou em contato, por e-mail, com a assessoria de imprensa da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), questionando a veracidade do conteúdo. A resposta diz:
“A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que, segundo o comando do Grupamento Aeromóvel (GAM), a informação descrita na demanda não é verdadeira”.
É #FAKE vídeo de criminosos atirando contra helicóptero da PM no Rio; cena foi criada com IA
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Os mais vistos agora no g1
Veja os vídeos que estão em alta no g1
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
Fonte: g1
