Enem 2025: 63 candidatos fazem provas em Fernando de Noronha


Em Fernando de Noronha o portão fechou às 14h para a prova do Enem
Em Fernando de Noronha, 63 candidatos fazem neste domingo (9) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicadas na Escola Arquipélago. Como a ilha tem fuso horário uma hora à frente de Brasília, os portões abriram às 13h e fecharam às 14h, no horário local (veja vídeo acima).
Os participantes receberam lanche e água aos chegar no colégio. Eles têm até 20h (horário local) para concluir a prova. O exame conta com 90 questões objetivas, divididas entre Linguagens e Ciências Humanas, além de uma redação.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Dos inscritos, 37 estudam em Noronha e 17 concluíram o ensino médio neste ano. A gestora da Escola Arquipélago, Micheline Pina da Silva, disse que a expectativa é de bons resultados.
“Acreditamos que, dos 17 concluintes, dez devem ser aprovados. A expectativa é boa. Tivemos muitos aulões ao longo do ano e estamos otimistas com o resultado”, afirmou Micheline.
COBERTURA EM TEMPO REAL – acompanhe por aqui
O g1 vai divulgar, a partir das 18h30 (19h30 em Noronha), o gabarito extraoficial do primeiro dia do Enem 2025.
Candidatos
Candidatos fazem Enem em Fernando de Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
A candidata Thais Andrade tenta uma vaga no curso de artes visuais. Ela concluiu o ensino médio há dois anos, mas só agora, em 2025, se sentiu preparada para fazer o Enem.
“Essa é a minha primeira tentativa. Fiquei nervosa porque tenho ansiedade, mas finalmente tomei coragem. Acho que me formei muito jovem, com 17 anos. Agora, com 20, estou pronta até para mudar para o continente”, contou Thais.
Thaís Andrade faz o Enem pela primeira vez
Ana Clara Marinho/TV Globo
Thyally Santana, que concluiu os estudos pelo Educação de Jovens e Adultos (EJA), pretende usar a nota do Enem para conseguir desconto na mensalidade do curso que deseja fazer em uma instituição particular.
“Quero cursar investigação e perícia criminal. Se conseguir uma boa nota, posso reduzir o valor da mensalidade. Pretendo continuar morando na ilha e fazer a faculdade na modalidade de ensino a distância (EAD)”, disse Thyally.
O garçom José Coelho Neto, natural de Camocim de São Félix, mora em Noronha há oito meses. Ele já fez o Enem seis vezes e chegou a cursar licenciatura em química, mas desistiu para se mudar para a ilha. José afirmou que só pretende deixar Noronha se for aprovado.
“Quero cursar medicina. Sei que é um curso difícil, mas, se for aprovado, deixarei Fernando de Noronha para realizar meu sonho”, declarou José.
No domingo (16), serão mais 90 questões (Matemática e Ciências da Natureza). As provas também serão realizadas na Escola Arquipélago.
Candidatos da ilha receberam lanches antes da prova
Ana Clara Marinho/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
a

Fonte: g1