Como administrar o tempo no 2º dia de Enem?
Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 vão precisar administrar o tempo para responder 45 questões de Matemática e outras 45 de Ciências da Natureza no domingo (16).
A prova terá 5 horas de duração, 30 minutos a menos do que o domingo anterior (9), quando tinha 45 questões de Linguagens, 45 de Ciências Humanas e redação.
Para otimizar essas 5 horas, o g1 foi atrás de algumas dicas que podem ajudar na administração desse tempo.
⏰ Dicas práticas para gerenciar o tempo no Enem
Comece pelas questões fáceis e médias, garantindo pontos e confiança;
Leia o enunciado antes do texto de apoio, para direcionar a leitura;
Crie metas por hora: resolva cerca de 20 questões/hora no segundo dia, por exemplo (3 minutos por questão);
Reserve 20 a 30 minutos para o gabarito para evitar correria;
Faça pausas curtas a cada 1h30, alongue-se e coma algo leve.
Enem 2025
Angelo Miguel/MEC
“Na hora da prova, é importante começar pelas questões das matérias em que você se sente mais seguro. Isso ajuda a ganhar confiança logo no início e a criar um bom ritmo para o restante do exame”, aconselha Flávio Landim, professor de Biologia da Plataforma Professor Ferretto.
Ele explica que essa técnica é uma ótima aliada do participante, já que a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção usado no Enem, privilegia os acertos das questões mais fáceis.
Isso acontece porque a TRI avalia se o aluno teve um desempenho coerente. Ou seja, se ele acerta as questões difíceis, mas não soube responder às mais fáceis, o sistema assume que ele chutou e, portanto, a nota vai ser menor. Mas se o candidato vai bem nas questões mis fáceis e médias e erra as difíceis, a TRI entende que o desempenho foi coerente com o conhecimento do aluno e a pontuação reflete isso.
Já Ademar Celedônio, Diretor de Ensino e Inovações Educacionais no SAS Educação, é ainda mais incisivo e aconselha: “Comece pela prova de Matemática.”
Os microdados do Enem vêm mostrando que as questões de leitura e interpretação de gráficos e tabelas concentram as questões mais fáceis. (…) Assuntos do cotidiano na Matemática, como porcentagem, regra de três e juros simples são mais fáceis.
Também é válido priorizar as questões acompanhadas por enunciados e textos curtos, ou imagens, gráficos e tabelas simples. Em geral, elas tendem a ser mais fáceis e ajudam a ganhar confiança e ritmo.
Outra dica dada pelos profissionais é estar atento ao decorrer do tempo e prestar atenção ao horário informado pelo aplicador da prova, para saber quanto tempo ainda resta.
Por isso, se planeje:
Os portões abrem às 12h.
Fecham às 13h.
A aplicação da prova começa às 13h30.
Pode sair sem o caderno às 15h30.
Pode sair com o caderno às 18h (30 minutos antes do fim da prova).
A prova termina às 18h30.
Fonte: g1 > Educação
