'Enem do Paraná' oferta 3,7 mil vagas para entrada de alunos da rede pública em universidades estaduais; veja como funciona


Uma das exigências para a classificação do Aprova Paraná é a de que o candidato não pode zerar a redação.
Silvio Turra/SEED
O programa Aprova Paraná Universidades, considerado o ‘Enem do Paraná’, vai ofertar 3,7 mil vagas para garantir a entrada de alunos da rede pública em universidades estaduais.
Conforme o Governo Estado, a seleção dos estudantes para o programa será por meio da nota obtida na Prova Paraná Mais, que será aplicada nos dias 12 e 13 de novembro em colégios estaduais.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
Com o Aprova Paraná, o Governo do Estado pretende reservar 20% das 19 mil vagas anuais de universidades para estudantes de escolas públicas do Paraná.
As vagas do programa serão destinadas às seguintes universidades:
Universidade Estadual do Paraná (Unespar);
Universidade Estadual de Maringá (UEM);
Universidade Estadual de Londrina (UEL);
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP);
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste);
Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
LEIA TAMBÉM:
Roubo de 210 mil dólares em aeroporto de Londrina: Suspeitos são presos após dois anos de investigação
Teolide, Pracidio, Jaceline, Douguas: IBGE divulga nomes ‘diferentões’ com no máximo 15 repetições no Paraná
Julgamento: Caminhoneiro filmado matando casal de seguranças a tiros em conveniência é condenado a quase 30 anos de prisão
Como participar
De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a participação no Aprova Paraná não impede que os alunos da rede pública tentem a entrada na universidade de outras formas, fazendo o vestibular da instituição, por exemplo, ou tentando uma vaga pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A partir de janeiro, quando as notas do Prova Paraná Mais serão divulgadas, os interessados que estiverem dentro das notas de corte terão prazo para escolherem em quais universidades e cursos pretendem disputar as vagas do programa.
Cada aluno tem direito a se inscrever em dois cursos, na mesma instituição ou em diferentes. Uma das exigências para a classificação é a de que o candidato não pode zerar a redação. A escolha será realizada de maneira online a partir de 19 de janeiro.
Aprova Paraná: veja como funciona programa para entrada nas universidades
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias em g1 Paraná.

Fonte: g1