Enem em família: pai, mãe e os dois filhos fazem prova juntos no interior de SP


Enem em família: pai, mãe e os dois filhos fazem prova juntos em Campinas
Marcelo Gaudio/g1
Quatro moradores de Campinas (SP) decidiram transformar o Enem 2025 em uma experiência em família. Juntos, pai, mãe e os dois filhos compareceram neste domingo (9) a um dos locais de prova da cidade para prestar o exame. Mais do que disputar uma vaga na universidade, eles dizem que o objetivo é aprender, incentivar e se preparar para o futuro.
“O intuito de prestar o Enem é para ganhar mais conhecimento, adquirir uma experiência diferenciada no mercado de hoje, apesar de a gente ainda estudar, e trazer os filhos para entender o que é o Enem, mesmo não terminando o colegial, para se preparar para o futuro, entender o que vem aí”, contou o pai Jeferson Amarante, de 46 anos.
ACOMPANHE AO VIVO A COBERTURA DO ENEM 2025
Atualmente, ele trabalha durante e à noite cursa uma pós-graduação em engenharia civil. O filho mais velho, Ian Faustino Amarante, de 21 anos, está fazendo o Enem pela terceira vez e ainda está decidindo entre os cursos de letras e tecnologia da informação. O mais novo, Samuel Faustino Amarante, de 16, pensa entre engenharia civil ou agrícola.
Já para a mãe Luciene Maria Faustino Amarante, de 48 anos, o principal objetivo é apoiar os filhos. “Eu estou pensando ainda, mas é mais para o incentivo deles ainda”, afirma.
“A nota é válida para dois, três anos. É um ganho de conhecimento. O que a gente diz? A oportunidade de vir, entender e estudar, pra poder dar um diferencial maior. Esse é o segundo Enem que eu faço […] Eu já estudo faculdade, então eu vim aprimorar conhecimento. Meus filhos estão se preparando ainda. Minha esposa também está se preparando”, explica o pai.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Enem 2025
O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (9), reúne 54.028 candidatos em 19 cidades da região de Campinas (SP). Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (veja os horários abaixo).
Nesta primeira etapa, a prova é composta por 90 questões objetivas, dividas entre linguagens e ciências humanas, além da redação. No próximo domingo (16), serão 90 questões entre matemática e ciências da natureza.
Que horas acaba o Enem?
No primeiro dia de Enem (9), os candidatos têm até 19h para realizar a prova, totalizando 5 horas e 30 minutos de duração. Já no segundo dia (16), a prova vai até 18h30, em um máximo de 5 horas de duração.
A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas sem o caderno de questões. Só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim do exame: portanto, após 18h30 no primeiro dia e depois das 18h no segundo.
Número de candidatos
Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) indicam um aumento no número de concorrentes na região. Neste ano serão 14,8% a mais, em comparação a 2024, quando 47.031 pessoas se inscreveram para o exame. Em todo o Brasil, o Enem 2025 teve 4.811.338 inscrições confirmadas.

VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.

Fonte: g1