Estrangeiros suspeitos de agiotagem são alvo de operação no PI; grupo cobrava juros de mais de 30%, diz polícia


Estrangeiros suspeitos de agiotagem cobravam juros de mais de 30% no Piauí
Um grupo suspeito de agiotagem e lavagem de dinheiro é alvo da Operação Macondo, realizada nesta terça-feira (11) pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí. De acordo com a pasta, os investigados são, em sua maioria, da Colômbia e da Venezuela e ofereciam empréstimos informais com juros que ultrapassavam 30% ao mês.
A polícia procura prender 15 pessoas e cumprir 18 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos suspeitos em Teresina, Parnaíba, Oeiras, Barras, Picos e Água Branca. A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 5 milhões nas contas dos investigados.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Segundo a SSP, os clientes eram pequenos comerciantes, vendedores ambulantes e trabalhadores autônomos, que deviam ainda fazer pagamentos diários ou semanais.
Os suspeitos faziam as cobranças de forma violenta, recorrendo a ameaças armadas, destruição de mercadorias, perseguição e intimidação psicológica, inclusive contra parentes.
Ainda de acordo com a secretaria, houve casos em que clientes desapareceram ou tiraram a própria vida por não conseguirem cumprir as exigências impostas pelo grupo.
A ação foi coordenada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI) e contou com apoio operacional da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp).
Estrangeiros suspeitos de agiotagem cobravam juros de mais de 30%, diz polícia
Divulgação/SSP-PI
Estrangeiros suspeitos de agiotagem cobravam juros de mais de 30%, diz polícia
Divulgação/SSP-PI
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube

Fonte: g1