IBGE: quase 8 mil piauienses vivem em união com pessoa do mesmo sexo


MAPA: Veja quantos estão em união conjugal e quantos moram sem parceiro em sua cidade
Quase 8 mil piauienses vivem em união conjugal — com ou sem casamento — com pessoas do mesmo sexo, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
CENSO: união sem casamento ultrapassa matrimônios pela 1ª vez no Brasil; relações interraciais crescem
MAPA: veja quantos estão em união conjugal e quantos moram sem parceiro ou parceira em sua cidade
Segundo o Censo Demográfico, dentre essas pessoas, 3.063 eram homens e 4.749, mulheres. Os dados foram coletados em 2022.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Ao todo, 1,417 milhão de piauienses tinham algum tipo de união conjugal, sendo que 1,409 milhão vivia com pessoas de sexo diferente.
No Brasil, cerca de 90,3 milhões de pessoas viviam uma união conjugal — dessas, 89,3 milhões estavam unidas a pessoas do sexo oposto, enquanto aproximadamente 972 mil, a pessoas do mesmo sexo.
Uniões sem casamento
O Censo apontou ainda que as uniões consensuais ou sem casamento chegaram a quase 40% no Piauí. Foi a primeira vez que esse tipo de união superou as que se casaram tanto no civil, quanto no religioso.
De acordo com o IBGE, o percentual de uniões consensuais passou de 30,62% em 2010 para 39,45% em 2022. Para essa classificação, o órgão considera casais que vivem em união estável com ou sem contrato registrado em cartório.
O Censo apontou ainda que 21,39% dos piauienses casaram somente no civil, enquanto 13,56% tiveram apenas o casamento religioso — essa última proporção é a maior do país.
Quase 8 mil piauienses vivem em união com pessoa do mesmo sexo, diz IBGE
Getty Images via BBC
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
*

Fonte: g1