
Imagens de satélite mostram antes e depois de cidade destruída por tornado no Paraná
Imagens de satélite mostram a dimensão da destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, após a passagem de um tornado na sexta-feira (7). O fenômeno matou seis pessoas e destruiu 90% dos edifícios da cidade, segundo a Defesa Civil.
🛰️ Alguns dos registros foram feitos por satélites Planet e processadas pelo laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Os outros são cortesia da Vantor e foram divulgados pela Reuters.
As fotos mostram o contraste entre a cidade antes e depois do evento climático. Telhados arrancados, casas totalmente destruídas e ruas cobertas por destroços mostram a força do tornado, classificado na categoria F3 com ventos que chegaram a até 250 quilômetros por hora, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Assista ao vídeo acima.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
Antes e depois de Rio Bonito do Iguaçu, cidade destruída por tornado no Paraná
Vantor/Reuters
O professor e pesquisador Humberto Alves Barbosa, fundador do Lapis, explica que há um claro contraste entre as duas imagens, com “uma área mais afetada muito visível comparando antes da passagem do tornado”.
“No canto inferior da imagem do dia 10, certamente foi onde o tornado tocou o chão”, afirmou ao g1.
Initial plugin text
Segundo o pesquisador, é complexo prever este tipo de fenômeno mesmo que alguns sinais naturais indiquem eventuais possibilidades de eles acontecerem — como excesso de calor até a chegada de uma frente fria.
“Os tornados têm uma baixa previsibilidade. A meteorologia operacional (Cemaden, CPTEC e INMET) não têm como oferecer, no momento, um sistema de alerta precoce de formação de tornado com boa previsibilidade para evacuar uma cidade do porte de 14 mil pessoas, como foi o caso do Rio Bonito do Iguaçu”, disse o Barbosa.
O professor alerta que há umidade escoando em direção à região Oeste do Paraná, onde fica o município, e que as chuvas podem se intensificar entre sexta e sábado.
“Há, novamente, muito contraste de excesso de calor até a chegada da frente fria. Ou seja, os ingredientes para tempestades e possível formação de tornados podem estar presentes mais uma vez”, afirmou.
VEJA TAMBÉM:
Veja plano do governo para cidade destruída por tornado no Paraná
FOTOS: veja o antes e depois da cidade do Paraná devastada por tornado
Saiba como ajudar cidade atingida por tornado no Paraná
Impactos do tornado
Ao todo, 750 pessoas ficaram feridas, e 21 permanecem internadas até a manhã desta segunda-feira (10).
Segundo o Corpo de Bombeiros, as buscas e os resgates foram encerrados, mas o trabalho de cadastramento, distribuição de donativos e limpeza das áreas atingidas continua.
“O esforço coletivo de moradores, voluntários e servidores do Estado e da prefeitura para retirada de estruturas danificadas e limpeza segue em andamento”, informou o governo estadual em nota.
SAIBA MAIS: Paraná foi atingido por três tornados com ventos de até 330 km/h, diz Simepar
Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada
Rio Bonito do Iguaçu ficou 90% destruída após passagem de tornado.
Jefferson Silva/ Rádio Campo Aberto/ Coprossel
Rio Bonito do Iguaçu foi a cidade mais afetada, proporcionalmente. O município tem cerca de 14 mil habitantes e teve 90% dos imóveis destruídos.
Segundo o prefeito Sezar Augusto Bovino, a cidade terá que ser reconstruída, e o governo estadual vai destinar R$ 50 milhões do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap) para isso. O valor poderá ser repassado diretamente às famílias, com previsão de até R$ 50 mil por residência, conforme um projeto de lei aprovado em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Até o momento, foi autorizada a reconstrução das escolas destruídas, e a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seria aplicada neste domingo, foi adiada na cidade.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda informou que moradores de Rio Bonito do Iguaçu que recebem benefícios assistenciais poderão solicitar a antecipação da renda mensal.
Os efeitos do tornado no Paraná
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.
Fonte: g1
