Investidores tentam na Justiça ressarcimento de cotas imobiliárias de multipropriedade de resort em cidade conhecida como 'Orlando brasileira'


Resort de Olímpia é alvo de ações judiciais
Investidores recorreram à Justiça para tentar o ressarcimento de cotas imobiliárias de multipropriedade de um resort localizado em Olímpia, no interior de SP, cidade conhecida como a “Orlando brasileira”.
As frações imobiliárias correspondem a apartamentos do Solar das Águas Park Resort. O g1 tentou várias formas de comunicação com o grupo, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Movidos pela promessa de um investimento com bom retorno financeiro, turistas que passavam pela cidade eram abordados por vendedores associados ao grupo WGSA 02 Empreendimentos Imobiliários LTDA, responsável pela obra.
Entre eles, está o engenheiro eletricista Reinaldo Ozaki, morador de Registro (SP). Em entrevista ao g1, ele revelou que viajou com a família a Olímpia em abril de 2017, quando foi abordado por uma equipe de vendas do novo empreendimento.
“Era um batalhão de vendedores que nos abordava de cinco em cinco minutos, querendo vender esse sonho. Fomos ouvir e era uma venda bem agressiva”, conta.
Resort em Olímpia (SP) alvo de ações judiciais
Reprodução / Whatsapp
O engenheiro revela que fez um investimento de aproximadamente R$ 22 mil e, pouco tempo depois, começou a ter dificuldades na comunicação com o grupo responsável pelo empreendimento. Reinaldo diz que chegou à conclusão de que não tinha feito um bom negócio e resolveu solicitar a rescisão contratual.
“⁠O motivo principal da minha desistência foi o não cumprimento do que foi prometido durante a negociação, pois seria um ótimo investimento com retorno garantido. Porém, percebemos, com o tempo, que nada disso estava acontecendo e vimos que foi um péssimo negócio. Além disso, nesse meio tempo de construção, começaram a cobrar condomínio, com o prédio ainda em obras”, comentou.
Uma pesquisa feita pelo g1 no site do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) revelou que, por motivos variados, existem ao menos mil processos relacionados à WGSA 02 Empreendimentos Imobiliários.
Entre essas ações, 15 foram movidas pelo advogado Yuri Crepaldi, que é morador de Olímpia. Segundo ele, as frações de cotas de multipropriedade começaram a ser vendidas em meados de 2015, antes da construção do resort.
A promessa dos vendedores era de que, após o investimento, os cotistas poderiam utilizar os quartos e seriam beneficiados com uma porcentagem referente à locação das acomodações, conforme explica o advogado.
“Os consumidores eram abordados em momentos de lazer, dentro dos parques aquáticos, nas vias públicas de acesso aos parques e nas entradas de restaurantes da cidade. As abordagens eram sempre feitas com métodos agressivos de persuasão, com o oferecimento de brindes e ingressos para acesso aos parques aquáticos, em troca dos consumidores assistirem aos vídeos e às palestras de como o investimento seria vantajoso”, explica.
Resort em Olímpia (SP) alvo de ações judiciais
Reprodução / Whatsapp
Ainda segundo Crepaldi, o grupo é do estado de Goiás e tem empreendimentos em outras regiões do país. Ele explica que, ao constatar que não conseguiram o retorno financeiro prometido, muitos investidores tentaram fazer o cancelamento dos contratos, mas não obtiveram sucesso.
“A empresa utiliza como justificativa da ausência de devolução dos valores aos consumidores os supostos impactos causados ao empreendimento na época da pandemia de Covid-19. A dificuldade que as pessoas estão tendo é conseguir receber o ressarcimento parcial dos valores investidos. Muitos dos processos judiciais permanecem arquivados por falta de localização de valores e de bens suficientes para que ocorram os ressarcimentos àqueles que foram lesados”, finaliza Yuri.
Olímpia é considerada “Orlando Brasileira” e possui dois grandes parques aquáticos. O município é uma estância turística e recebe visitantes de várias regiões do Brasil e até estrangeiros.
Olímpia (SP) recebe dezenas de turistas por conta dos parques aquáticos
Reprodução / TV Tem
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Fonte: g1