
A juíza Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli foi promovida ao cargo de desembargadora do TJMS
TJMS
A juíza Sandra Regina da Silva Ribeiro Artioli foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) nesta terça-feira (4), durante sessão do Tribunal Pleno. A escolha ocorreu pelo critério de merecimento.
Sandra Artioli tem 33 anos de carreira e era a candidata com maior tempo de atuação no Judiciário estadual entre as concorrentes. A vaga foi aberta após o desembargador Sideni Soncini Pimentel pedir aposentadoria, em meio a investigação sobre suspeita de corrupção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A escolha também seguiu a nova regra que busca equilibrar a participação de homens e mulheres na segunda instância. Enquanto a proporção de 40% a 60% entre gêneros não for alcançada, os editais para promoção por merecimento podem ser exclusivos para mulheres ou mistos, conforme normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Também estavam na disputa as juízas Denize de Barros Dodero e Cíntia Xavier Letteriello, ambas atualmente convocadas para atuar no 2º grau.
Quem é a juíza
Sandra Artioli nasceu em Cáceres (MT), estudou Direito em Campo Grande e ingressou na magistratura em 1992. Atuou nas comarcas de Costa Rica e Miranda e, desde 2021, é titular da 5ª Vara do Juizado Especial da capital.
Ela trabalhou como juíza de primeira instância nas varas de Costa Rica e Miranda. Também atuou na Justiça Eleitoral e foi membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) entre 2015 e 2017.
Aposentadoria do desembargador
Sideni Pimentel, de 73 anos, se aposentou dois anos antes da idade-limite para magistrados, que é de 75 anos.
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul autorizou a aposentadoria voluntária no dia 15 de outubro. Pimentel já estava afastado desde 2024, quando se tornou alvo da Operação Ultima Ratio, que apura a suposta venda de sentenças no Judiciário estadual.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul
Fonte: g1
