
Presidente dos EUA, Donald Trump, a bordo do avião presidencial, o Air Force One
Reuters
Uma juíza federal em Washington, D.C. suspendeu permanentemente, nesta sexta-feira (31), uma ordem executiva do presidente Donald Trump, a qual exigia que os eleitores apresentassem passaportes ou documentos semelhantes como prova de cidadania americana antes de votar.
Segundo a justiça, a medida do governo é uma violação inconstitucional da separação de poderes, representando um revés para o governo e seus aliados, que argumentavam que tal exigência era necessária para restaurar a confiança pública de que as eleições nos EUA são legítimas.
A decisão é favorável à posição defendida pelo Partido Democrata, e por grupos de defesa dos direitos civis e vale apenas para eleições federais.
Ordem de Trump
Em março, o presidente dos Estados Unidos assinou o decreto que determina a prova da cidadania como condição obrigatória para que eleitores votem no país.
No documento, Trump até citou o Brasil e a Índia como bons exemplos.
“A Índia e o Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autodeclaração de cidadania”, diz o documento.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Fonte: g1 > Mundo
