Mais de 20 pessoas são alvos de operação do Ministério Público que mira integrantes do PCV em Vila Velha


MP faz operação de combate à atuação de facção criminosa em Vila Velha
Mais de 20 pessoas são alvos da segunda fase da Operação Telic, deflagrada na manhã desta terça-feira (11), em Vila Velha, na Grande Vitória. A ação tem como objetivo desarticular núcleos da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV) que atuam na região da Grande Terra Vermelha, além de cumprir ordens judiciais em Cariacica, na mesma região, e Santa Maria de Jetibá, na região Serrana do estado.
Até as 10h, foram cumpridos 14 dos 26 mandados de prisão expedidos pela 7ª Vara Criminal de Vila Velha, enquanto 12 pessoas permaneciam foragidas. As atividades da operação continuam durante o dia.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Também foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão. Dinheiro, celulares, drogas e armas, incluindo uma submetralhadora.
A operação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Central), do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus).
Mais de 120 policiais militares foram mobilizados para o cumprimento das ordens judiciais.
Operação do MP mira integrantes do PCV em Vila Velha, Espírito Santo.
MPES
Segundo o MPES, as investigações apontam que o grupo criminoso é responsável por crimes de tráfico de drogas, assassinatos, tentativas de homicídio e porte ilegal de armas de fogo e munições.
As provas obtidas revelaram a existência de um núcleo especializado na coleta e difusão de informações estratégicas, com o objetivo de monitorar ações policiais e planejar homicídios.
Ordens partiram de dentro da prisão

As ordens para as ações criminosas partiriam de dentro de unidades prisionais, repassadas por familiares e advogados a integrantes em liberdade, com uma estrutura hierárquica bem definida.
Entre os presos nesta terça está um homem apontado como braço armado da facção, com mandados em aberto por assassinato e tentativa de homicídio. Ele não teve o nome divulgado. A operação também mira integrantes responsáveis pela logística de distribuição de drogas.
Os detidos estão sendo levados ao Instituto Médico Legal (IML), em Vitória, antes de serem encaminhados ao sistema prisional.
As investigações continuam, com análise do material apreendido e aprofundamento das diligências para a responsabilização criminal dos envolvidos.
Primeira fase da operação
A primeira fase da Operação Telic foi deflagrada em agosto, quando o Gaeco cumpriu 9 mandados de prisão temporária e 35 de busca e apreensão em Vila Velha e Cariacica.
Na ocasião, uma advogada foi alvo da ação. Um empresário, dono de uma fazenda no bairro Village do Sol, em Guarapari, também chegou a ser preso.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Fonte: g1