Massagem cardíaca: técnica fácil de aplicar pode ser decisiva para salvar vida


Massagem cardíaco pode ser decisivo para salvar vida
Em situações de emergência, saber como agir diante de uma parada cardíaca pode ser a diferença entre a vida e a morte. A massagem cardíaca, uma técnica de primeiros socorros que pode ser realizada por qualquer pessoa, é frequentemente a chave para salvar uma vida enquanto o socorro profissional não chega.
Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
A importância do conhecimento básico é ainda maior para quem convive com pessoas que têm doenças como diabetes, hipertensão ou problemas cardíacos, grupo mais suscetível a complicações.
Em entrevista ao Bom Dia Ceará, o doutor Almino Rocha, cardiologista e arritmologista do Ambulatório de Cardiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, destacou a gravidade do cenário. “Metade das mortes cardiovasculares são definidas como morte súbita. E dessas, 95% ocorrem fora do hospital. Daí a importância dos leigos se habilitarem a reconhecer e dar o atendimento inicial”, explicou o médico.
A agilidade é um fator importante. De acordo com Almino, quando as manobras de ressuscitação são realizadas imediatamente, em até 7 minutos do início da parada, 50% das vidas são salvas.
Como fazer a massagem cardíaca corretamente
O médico demonstrou a técnica, conhecida como RCP (Reanimação Cardiopulmonar), que pode ser aprendida por qualquer pessoa. O passo a passo é o seguinte:
Posicione as mãos: localize o osso do centro do tórax (esterno) e coloque as mãos na sua metade inferior.
Compressões: com os braços esticados, utilize o peso do corpo para fazer compressões rápidas e fortes, na taxa de 100 a 120 compressões por minuto.
Ritmo e respiração: se você estiver sozinho, a recomendação é fazer 30 compressões para duas respirações (a chamada ventilação de resgate). Uma dica comum em cursos de primeiros socorros é usar o ritmo de uma música para manter a cadência correta.
O vídeo acima mostra como realizar a manobra passo a passo.
O doutor Almino Rocha ressalta, no entanto, que a etapa inicial é fundamental: “O mais importante é ele se habilitar primeiro a reconhecer a pessoa inconsciente, não responsiva, tentar palpar o pulso e, assumindo que ela está em parada cardíaca, já iniciar imediatamente as manobras”. Ao iniciar os primeiros socorros, é fundamental pedir ajuda, ligando para o 192.
A importância do desfibrilador em locais públicos
Massagem cardíaca pode ser decisiva apra salvar vidas
Istock Getty Images
O cardiologista também chamou a atenção para a importância do Cardio Desfibrilador Automático Externo (DEA) em locais de grande circulação, como academias de ginástica, onde casos ocorrem casos de morte súbita.
“Um dispositivo como esse salva vidas, porque o ritmo mais frequente da parada cardíaca, a fibrilação ventricular, ela reverte com ele”, afirmou o médico. Ele defende que “toda academia, todo o ambiente que existe a prática regular de atividade física, deve contar com o cardio desfibrilador, com pessoas treinadas e habilitadas para operá-lo”.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Fonte: g1