
Minas volta a oferecer transplante de pulmão pelo SUS após 11 anos
Minas Gerais voltou a realizar transplantes de pulmão após mais de uma década. Na última sexta-feira (24), o Hospital das Clínicas da UFMG (HC-UFMG), em Belo Horizonte, realizou o primeiro procedimento desde a retomada oficial do serviço, anunciada em setembro.
O órgão foi captado no Hospital Risoleta Tolentino Neves, e transplantado em uma mulher, de 38 anos que aguardava na fila há quatro meses.
A paciente é Eliene Mota. Ela sentia falta de ar há um certo tempo e foi diagnosticada com uma doença rara, sem cura, chamada linfangioleiomiomatose (LAM), que afeta os pulmões e compromete a respiração.
Enquanto aguardava na fila por um transplante em outros estados, Eliene iniciou tratamento clínico para aliviar os sintomas. A esperança se renovou em setembro, quando o Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, reativou o serviço de transplante pulmonar em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.
Com novos equipamentos e reforço na equipe médica, o hospital voltou a realizar o procedimento após onze anos suspenso. Dois meses depois de entrar na fila, Eliene foi chamada para a cirurgia.
“Foi uma emoção misturada com esperança. Quando vi minha irmã, dei um beijo na testa e disse: ‘Você vai voltar, e vai voltar outra pessoa’. Ela respondeu confiante: ‘Eu vou voltar sim’”, contou a Maria Aparecida.
O transplante de pulmão
Este tipo de transplante, segundo os médicos, é um dos mais complexos da medicina devido a combinação de muitos fatores: a fragilidade do órgão, a dificuldade de captação e preservação, a alta suscetibilidade a infecções e a forte resposta imunológica do organismo
“É diferente do rim. Precisamos de uma infraestrutura muito boa, por isso são poucos os centros que realizam esse tipo de cirurgia no Brasil”, afirmou o cirurgião torácico Daniel Bonomi, coordenador do serviço de cirurgia torácica do Hospital das Clínicas.
Após o procedimento, Eliene foi levada para a unidade coronariana do hospital. Segundo os médicos, ela continua sedada, mas apresenta boa evolução e deve respirar sem ajuda de aparelhos nos próximos dias.
Paciente xxxxx que recebeu passou pelo transplante de pulmão.
Arquivo pessoal
Pulmão doado pela família do jovem que estava internado no Hospital Risoleta Neves.
Hospital das Clínicas – Divulgação
Cirurgia de transplante de pulmão, realizada no Hospital das Clínicas, na última sexta-feira (24)
Hospital das Clínicas – Divulgação
Vídeos mais vistos do g1 Minas Gerais
Fonte: g1
