Moradores de comunidade no AC bloqueiam avenida e ponte em protesto por regularização de moradias


Moradores da comunidade Marielle Franco bloqueiam avenida em Rio Branco
Moradores da comunidade Marielle Franco, em Rio Branco, interditaram um trecho da Avenida Brasil, em frente à Casa Civil, durante um protesto na manhã desta quarta-feira (5). O grupo cobra por transparência e diálogo no processo de regularização das moradias da área.
O protesto se estendeu à ponte Coronel Sebastião Dantas. A situação causou congestionamento no Centro da cidade. Até a última atualização desta reportagem, o local ainda não havia sido liberado.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Com cartazes e faixas com frases como ”Não aceitamos mais ser oprimidos”, os moradores cobram presença de representantes do governo estadual e da Caixa Econômica Federal para discutir o impasse que, segundo eles, se arrasta há cerca de quatro anos. O g1 entrou em contato com o governo do Acre e aguarda retorno.
O ato foi marcado por críticas à atuação de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que também ocupa parte da região nas proximidades do bairro Defesa Civil.
Segundo os manifestantes, o presidente da associação local, que também é ligado ao MTST, estaria favorecendo apenas os integrantes do movimento na elaboração das listas de famílias contempladas por projetos habitacionais.
LEIA MAIS:
Após quase dois meses, negociação chega ao fim e famílias deixam acampamento em frente à Aleac
Com máquinas e spray de pimenta, polícia começa reintegração de posse de área invadida no AC
Famílias que moravam em área de invasão desapropriada pelo governo acampam em quadra esportiva
Ao g1, o morador Francisco Ferreira, que participou da mobilização, disse que a comunidade quer a saída dos integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
“Nosso pedido é que o governo vá até a área e escute quem mora lá. O pessoal do MTST se apossou e está oprimindo a comunidade. Queremos que eles saiam e que possamos decidir juntos sobre as nossas moradias”, explicou.
Moradores da comunidade Marielle Franco bloqueiam avenida em Rio Branco na manhã desta quarta-feria (5)
Cedida
Parte dos moradores também alega que a cozinha solidária instalada no local, mantida por integrantes do MTST, teria sido fechada após desentendimentos entre os grupos.
O espaço funcionava como ponto de apoio para famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo refeições gratuitas.
Além disso, o grupo afirma que não pretende encerrar o movimento até conseguir uma reunião com representantes do governo estadual e da Caixa para discutir o futuro das moradias.
VÍDEOS: g1

Fonte: g1