Casa que funcionava depósito clandestino de fogos ficou completamente destruída na Zona Leste
Moradores da rua no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo, onde uma megaexplosão na noite de quinta-feira (13) deixou um cenário de destruição, dizem que não sabiam que a casa onde ocorreu o acidente abrigava um depósito de fogos de artifício.
Segundo eles, o imóvel, na Rua Francisco Bueno, foi ocupado por um morador há cerca de três meses, que tinha alugado a casa. Havia uma movimentação de caixas no local, mas ninguém desconfiou que se tratavam de fogos de artifício.
O irmão do dono do imóvel foi até a delegacia na quinta à noite e afirmou que o imóvel era alugado pelo irmão, mas que era o nome dele que constava do contrato.
A Dona Irene é mãe do proprietário da casa exatamente vizinha ao imóvel que explodiu. No momento da explosão, a nora e o neto dela estavam em casa e ficaram gravemente feridos com a explosão. A nora, inclusive, está na UTI após ter batido a cabeça e ter sido atingida por estilhaços de vidro no rosto.
“Meu filho estava a caminho e só a minha nora e o meu neto estavam na casa. Ela bateu a cabeça com o impacto e está na UTI com o rosto todo cortado. Ela está consciente, graças a Deus, mas internada para ver [os ferimentos]”, disse dona Irene.
Local da explosão foi na rua Francisco Bueno, 73, no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo.
Reprodução/TV Globo
“Pra rua inteira, pro quarteirão e pro Tatuapé inteiro foi uma surpresa que havia uma depósito de fogos aqui. Ninguém sabia. Porque, se soubesse… fazia uns três meses que ele tinha alugado aí. Meu filho não tinha contato, nunca viu essa pessoa e não sabia que ele trabalhava com bomba”, declarou.
21 casas vizinhas interditadas
A explosão seguida de um incêndio registrada na noite de quinta-feira (13) na Rua Francisco Bueno deixou um homem morto e ao menos 10 pessoas feridas.
No imóvel em que ocorreu a explosão funcionava, na parte dos fundos, um depósito irregular de fogos de artifício. A casa ficou completamente destruída.
Segundo a Defesa Civil municipal, ao menos 21 imóveis vizinhos da rua foram interditados. Os moradores foram levados para as casas de parentes.
Destruição no Tatuapé após explosão
Reprodução/TV Globo
Uma moradora da rua relatou o desespero após a explosão que provocou destruição na esquina das avenidas Celso Garcia e Salim Farah Maluf.
Ainda não se sabe o que causou a explosão. Um raio de três quarteiros da explosão teve casas prejudicadas.
Segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu por volta das 19h45, e a suspeita é de que um galpão de fogos de artifício tenha explodido.
Várias residências e carros foram atingidos. Oito viaturas foram enviadas ao local para prestar socorro.
“Moro num prédio aqui próximo, na Celso Garcia, e vimos um clarão muito forte, e prateleiras foram quebradas. A sala ficou uma destruição. Corremos para a janela e vimos como se fosse uma noite de Ano Novo. Fogo começou a pegar nas casas vizinhas ao local”, disse Marcilda à Globonews.
Destruição no Tatuapé após explosão
Reprodução/TV Globo
Outra moradora da região, disse que foi surpreendida com o barulho enquanto assistia à televisão em casa.
Eu estava na cama vendo novela. Só ouvi um barulho terrível e a janela voou, a cortina caiu, caiu tudo, e um pó terrível entrou no meu quarto.
“Estamos trabalhando com cautela para poder verificar se tem outra evidência clara quanto aos explosivos e, possivelmente, vamos passar para a Polícia Civil para ver se tem evidência maior sobre essa casa. Ainda não podemos dizer que é clandestina, porque não localizamos o dono, mas sabemos que é um depósito de fogos de artifício”, afirmou um oficial do Corpo de Bombeiro.
‘Parecia noite de ano novo’, diz moradora que presenciou explosão na Zona Leste de SP
E ressaltou: “Evidências mostram, e que passamos para a Polícia Civil, que seriam fogos que seriam usados em balões. Ainda não sabemos a causa da explosão, mas vítimas sabemos que tem, mas leves”.
Carros estacionados nas ruas do entorno do local que explodiu também foram danificados.
Reprodução
Explosão na Zona Leste de São Paulo.
Reprodução
Na Rua Francisco Bueno, ao lado do local da explosão, é possível observar carros destruídos, pedaços de muro, madeira e poeira. Por volta das 20h45, havia ainda foco de incêndio em um quintal.
Em imagens obtidas pela TV Globo, é possível observar uma enorme nuvem de fumaça e moradores de prédios próximos ao local assustados com a explosão. Também é possível ver fogos de artifício estourando próximos a um edifício.
Segundo moradores, o impacto quebrou vidros de vários apartamentos em um prédio que fica próximo ao local da explosão. Carros estacionados nas ruas do entorno também foram danificados.
Segundo informações preliminares dos bombeiros, o fogo é em um galpão de fogos de artifício.
Reprodução/TV Globo
O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência às 19h45.
Reprodução
Segundo moradores, o impacto quebrou vidros de vários apartamentos num prédio que fica próximo ao local da explosão.
Reprodução
Explosão na Zona Leste de SP
Arte/g1
Fonte: g1
