Mortandade de peixes preocupa moradores de Lumiar, em Nova Friburgo


Morte de peixes preocupa moradores de Lumiar, em Nova Friburgo
Moradores de Lumiar, distrito turístico de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio estão preocupados com a mortandade de peixes registrada no lago da região. Desde sábado (8), a prefeitura já retirou cerca de 20 animais mortos.

Na manhã desta terça-feira (11), funcionários da prefeitura recolheram entre seis e sete peixes que amanheceram boiando no lago. Segundo o levantamento oficial, o problema começou no fim de semana e vem chamando a atenção da comunidade local.
De acordo com comerciantes e moradores, é comum haver mortes de peixes nesta época do ano, mas não nessa quantidade. A subprefeitura de Lumiar informou que testes preliminares apontaram boa qualidade da água, mas medidas serão adotadas para investigar as causas.
📱 Siga o canal do g1 Região Serrana no WhatsApp.
Entre as ações previstas estão a remoção de peixes para outro sítio, a limpeza geral do lago e análises mais detalhadas da água.
A Associação de Moradores também alerta para práticas de visitantes que alimentam os animais com ração ou pão, o que pode contribuir para o desequilíbrio do ambiente e favorecer micro-organismos nocivos.
O subprefeito Jorginho Freyman e a presidente da associação, Jaqueline Rodrigues, destacaram que o objetivo imediato é conter o problema e preservar o lago, reforçando que turistas e moradores devem evitar jogar alimentos na água.

Mortandade de peixes em Lumiar , distrito de Nova Friburgo.
Reprodução InterTv RJ

Fonte: g1