Morte de jovem após levar choque em chuva: fiação tinha falha por não ter espaçadores, diz delegado


Fiação sem espaçadores na morte de jovem que levou choque é apontada como falha pela PC
A Polícia Civil aponta falha na falta de espaçadores na fiação que se rompeu e matou uma adolescente no Centro de Goiânia (veja o vídeo acima). Em entrevista à TV Anhanguera, o delegado Fernando Martins disse que a companhia de energia só instalou o equipamento após a morte da Nathaly Rodrigues do Nascimento, de 17 anos.
Em nota, a Equatorial disse que ainda não há laudo emitido pela Polícia Científica sobre o acidente e que em nenhum momento as informações fornecidas às autoridades mencionam falha ou defeito na rede de energia elétrica da região. Disse ainda que a infraestrutura do sistema encontrava-se regular. Sobre os espaçadores, a assessoria informou que não daria detalhes pelo sigilo do processo (leia a nota na íntegra ao fim do texto).
A morte da jovem aconteceu durante um temporal, enquanto ela atravessava a rua para ir embora do trabalho. De acordo com o investigador, os fios se encostaram durante a ventania, o que provocou um curto-circuito que levou ao rompimento.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
“A perícia concluiu que, por conta da ventania, a fiação de média tensão encostou-se e houve o curto-circuito que fez o rompimento. Isso está devidamente comprovado. Após o acidente fatal, a distribuidora de energia elétrica foi lá, fez os reparos e colocou os espaçadores, separadores de fase, isso não existia antes, então é uma falha”, explicou.
O delegado informou que a polícia também busca entender porque a companhia de energia não encaminhou uma equipe presencialmente para verificar a situação antes mesmo de reestabelecer a energia no local.
As investigações também continuam em andamento para entender se houve omissão ou negligência por parte da companhia.
LEIA TAMBÉM:
CHOQUE: Adolescente morre após levar choque em fio solto no Centro de Goiânia
TRABALHADORA: Adolescente que morreu após levar choque durante chuva em Goiânia saía do trabalho na hora do acidente
VEJA: Vídeo mostra quando adolescente que morreu de choque durante chuva em Goiânia atravessa enxurrada
Adolescente morre após ser atingida por fio durante tempestade, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Choque
A jovem saia do trabalho rumo a Bonfinópolis, a 37 km da capital, onde faria uma prova à noite. Imagens mostram o momento em que Nathaly atravessa a rua, dividindo o guarda-chuva com outro jovem, quando recebeu uma descarga elétrica (veja o vídeo abaixo).
Câmera registra quando adolescente e jovem levam choque ao atravessar enxurrada
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima estava em contato com a fiação elétrica de média tensão. A Polícia Militar e a Equatorial fizeram o isolamento da área e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou a morte de menina.
Em entrevista à TV Anhanguera, uma mulher que presenciou o acidente disse que viu o momento em que a Nathaly estava atravessando a rua em meio a água.
“Deu um barulho aqui e como eu tenho muito medo de eletricidade, eu voltei correndo, mas algumas pessoas foram pra frente. Ela foi atravessar e como tinha muita água, quando ela pisou o fio já estava descendo”, relatou a cuidadora Regiane Rosa de Oliveira.
Nathaly Rodrigues do Nascimento morreu após levar um choque ao atravessar uma enxurrada, em Goiás
Reprodução/TV Anhanguera
Na ocasião, a Equatorial lamentou o ocorrido, disse que prestaria todo o suporte necessário e que, assim que tomou conhecimento do acidente, realizou as medidas de segurança necessárias.
Estudiosa e trabalhadora
A mãe da adolescente desabafou sobre a perda da filha e disse que Nathaly era uma menina estudiosa e trabalhadeira. Emocionada, Dayane do Nascimento disse que a filha saía de madrugada para trabalhar e só retornava da escola depois das 22h.
“Minha filha era uma menina sadia, estudiosa e trabalhadeira. Minha menina saiu daqui perfeita para mim pegar ela no caixão”, lamentou a mãe.
Nathaly deixa três irmãos, duas mais velhas de 31 e 19 anos, e um mais novo, de 7 anos. Segundo Anna Beatriz Nascimento Bastos, a morte da irmã não é um caso isolado. “Hoje eu sou uma mãe chorando pela morte da minha filha e eu não quero no ano que vem, daqui três ou quatro dias ver outra mãe no meu lugar”, declarou a mãe da adolescente.
Leia a nota da Equatorial na íntegra
A Equatorial Goiás informa que, até o presente momento, não há laudo emitido pela Polícia Científica a respeito do acidente ocorrido no Centro de Goiânia, no dia em que a capital foi atingida por condições climáticas extremas. O procedimento investigativo conduzido pelas autoridades policiais segue em andamento e sob sigilo.
A distribuidora esclarece que, em nenhum momento, as informações fornecidas às autoridades mencionam falha ou defeito na rede de energia elétrica da região. Ressalta-se que a infraestrutura do sistema encontrava-se regular e que as manobras operacionais realizadas no dia do ocorrido seguiram rigorosamente os protocolos técnicos aplicáveis ao setor elétrico.
As causas do acidente permanecem sob apuração pelas autoridades competentes. A Equatorial Goiás segue acompanhando o caso e prestando todos os esclarecimentos necessários no âmbito das investigações.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Fonte: g1