
Paciente fazendo doação de sangue no Hemocentro-MT
Luiza Goulart | SES-MT
O MT Hemocentro está em campanha para reforçar os estoques de sangue, que estão em nível de atenção. A unidade também dará suporte no fornecimento de hemocomponentes durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
Segundo o diretor MT Hemocentro, Fernando Henrique Modolo, a preparação para o evento exige estoques estáveis, capazes de suprir as necessidades locais e ainda garantir o envio de sangue em caso de emergências, desastres ou situações que demandem grandes volumes de hemocomponentes durante a conferência.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias de MT em tempo real e de graça
O banco de sangue reforça o convite à população para colaborar com as doações e lembra que qualquer tipo sanguíneo é bem-vindo, embora haja maior necessidade dos tipos: O+, O-, AB- e B-.
As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem intervalo para almoço, na sede do MT Hemocentro, localizada na Rua 13 de Junho, no Bairro Centro Sul, em Cuiabá.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
🩸Saiba como doar
Para doar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, pesar pelo menos 50 quilos, estar em bom estado de saúde e ter se alimentado adequadamente antes da doação.
Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, sendo que adolescentes de 16 e 17 anos precisam de autorização dos responsáveis, e quem tem entre 60 e 69 anos só pode doar se já tiver doado antes dos 60.
Homens podem doar até quatro vezes por ano, e mulheres, até três. Cada doação coleta até 450 ml de sangue, e recomenda-se evitar exercícios físicos e consumo de álcool após o procedimento.
O agendamento pode ser feito pelo Sistema de Agendamento do Hemocentro ou pelos telefones (65) 98433-0624 (WhatsApp, apenas mensagens) e (65) 3623-0044, nos ramais 2024, 2025 e 2026.
O MT Hemocentro emite comprovante de comparecimento para quem não puder doar e atestado de doação para justificar a ausência no trabalho.
Fonte: g1
