Museu do Amanhã recebe cerimônia do Earthshot Prize; empresa brasileira é uma das vencedoras


Finalistas do Earthshot Prize no palco do Museu do Amanhã
Thais Espírito Santo/g1
A cerimônia do Earthshot Prize, que é considerado o Oscar da Sustentabilidade e foi criado pela Família Real do Reino Unido, acontece na noite desta quarta-feira (5) no Museu do Amanhã, Zona Portuária do Rio. Um dos vencedores foi a empresa brasileira Re.green, empresa que restaura áreas desmatadas em larga escala para gerar créditos de carbono
O evento prevê ainda um discurso do príncipe William, o anúncio dos outros vencedores e shows de Anitta, Gilberto Gil, Shawn Mendes e Kylie Minogue.
Essa é a quinta edição do prêmio e cada vencedor receberá o valor de £1 milhão, equivalente a mais de R$ 7 milhões.
A edição desse ano marca o retorno do Tapete Verde para receber os convidados. O próprio príncipe William caminhou pelo carpete (veja aqui imagens de quem passou pelo tapete).
A cerimônia é transmitida no Reino Unido pela BBC e no Brasil pela Globo, através do Multishow e Globoplay. O programa será apresentado pro Luciano Huck.
De acordo com a organização do evento, essa é a maior audiência televisiva da premiação desde que foi criada.
Horas antes, o herdeiro da coroa britânica se reuniu com os finalistas no Cristo Redentor e depois partiu para uma assembleia da premiação com líderes indígenas, ativistas, autoridades e CEOs.
Seu Jorge, Anitta, Principe William, Kylie Minogue e Shawn Mendes no Earthshot
Anderson Bordê / AgNews
O que é o prêmio
O Earthshot Prize foi criado há cinco anos pelo príncipe William e é o principal motivo da vinda dele ao Brasil. Dos projetos ambientais inovadores de todo o mundo, 15 se tornaram finalistas, e cinco serão escolhidos como vencedores na cerimônia que acontece nesta noite.
Felipe Villela, diretor do prêmio no Brasil, afirmou que “estamos muito felizes de estar sediando o prêmio pela primeira vez na América Latina, aqui no Brasil, um país que é uma potência ambiental, recebendo o príncipe William para celebrar as grandes soluções para a crise climática”. Ele destacou ainda que “todos os finalistas recebem o mesmo tratamento, a mesma dedicação” e que a equipe “está sempre pensando em como usar a rede de parceiros para maximizar o impacto possível e tornar essas soluções economicamente viáveis também”.
Todos os finalistas do Prêmio Earthshot recebem orientações, visibilidade internacional e treinamentos para acelerar o crescimento e o impacto dos projetos. Dois deles são brasileiros: a Re.green, empresa que restaura áreas desmatadas em larga escala para gerar créditos de carbono e outros benefícios ambientais e sociais; e o TFFF — Fundo Florestas Tropicais Pra Sempre, proposto pelo governo brasileiro para recompensar países com florestas tropicais, oferecendo pagamentos baseados em resultados de preservação.
Cada um dos cinco premiados desta noite vai receber 1 milhão de libras, o equivalente a cerca de 7 milhões de reais.
Príncipe William visita o Cristo e encontra finalistas do Prêmio Earthshot

Fonte: g1