No AP, Semana da Consciência Negra destaca a cultura afro-macapaense em programação


Semana da Consciência Negra terá programação especial em Macapá
Jesiel Braga/PMM
Durante o mês de novembro, acontece a Semana da Consciência Negra com o tema ‘Amazônia Negra: memória, território e o futuro de Macapá’. A programação realizada pela Prefeitura de Macapá iniciou nesta terça-feira (4) e segue até 12 de novembro, com atividades culturais, homenagens e debates sobre identidade e combate ao racismo.
O evento é promovido pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e valoriza a cultura afro-macapaense (Veja a programação completa no final da reportagem).
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
A abertura oficial aconteceu no Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras. Houve a entrega de certificações pela Fundação Palmares e também a exposição Maria Tavares, que homenageia uma das vozes mais marcantes da música amapaense e símbolo da resistência negra no estado.
Na sexta-feira (7), das 17h às 23h, a Praça Largo dos Inocentes será palco do evento “Fim de Tarde no Largo dos Inocentes”, com apresentações culturais, artistas locais e expressões afro-brasileiras.
A programação segue no sábado (8) às 17h, com a entrega do DNA que integra o projeto Genoma do Brasil, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), também no Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras.
No domingo (9), das 8h às 12h30, o museu recebe a primeira edição do projeto “Domingo no Museu”, com atividades voltadas à cultura negra. A iniciativa será realizada todo primeiro domingo do mês.
O encerramento da Semana acontece no dia 12 de novembro, das 8h às 18h, com o primeiro encontro municipal de educação, cultura e ancestralidade afro-macapaense, no Teatro Municipal Fernando Canto.
Maria Tavares: voz e símbolo da cultura afro-macapaense
A artista homenageada nasceu em Macapá em 23 de junho de 1941, Maria Tavares de Araújo, conhecida como Tavares, é lembrada por seu talento, coragem e contribuição à cultura negra no estado. Ela iniciou a trajetória artística ainda na adolescência, cantando no coral da igreja matriz de São José.
Nas décadas de 1970 e 1980, integrou grupos musicais que marcaram a cena cultural amapaense. Foi intérprete da escola de samba Piratas Estilizados e se apresentou em espaços como Oásis, Balaio Drinks e Círculo Militar.
Maria Tavares de Araújo é homenageada da Semana da Consciência Negra no Amapá
Reprodução/PMM
Programação completa da Semana da Consciência Negra
Abertura oficial Entrega de certificações pela Fundação Palmares
Data: 4 de novembro – 8h30
Local: Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras;
Abertura da exposição Maria Tavares
Data: 4 de novembro – 16h30
Local: Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras;
Fim de Tarde no Largo dos Inocentes
Data: 7 de novembro – 17h às 23h
Local: Praça Largo dos Inocentes;
Entrega do DNA – Projeto Genoma do Brasil (USP)
Data: 8 de novembro – 17h
Local: Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras;
Domingo no Museu
Data: 9 de novembro – 8h às 12h30
Local: Museu de Artes, Culturas e Memórias Negras;
Encerramento – I Encontro Municipal de Educação, Cultura e Ancestralidade Afro-Macapaense
Data: 12 de novembro – 8h às 18h
Local: Teatro Municipal Fernando Canto.
Programa Kizomba mostra um programa especial sobre a Semana da Consciência Negra no Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Fonte: g1