Número de mortes de ciclistas em acidentes mais que duplica na região de Presidente Prudente


Entre janeiro e setembro de 2025, 14 ciclistas morreram em acidentes na região de Presidente Prudente
Gustavo Luz/TV TEM
O número de mortes de ciclistas em acidentes de trânsito mais que dobrou na região de Presidente Prudente entre 2024 e 2025.
Segundo dados do Infosiga, sistema do Detran-SP que monitora as ocorrências de trânsito no estado, até setembro de 2025 foram registradas 14 mortes em Presidente Prudente, contra seis no mesmo período do ano passado.
📲 Participe do canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
Entre os casos deste ano, 71,4% ocorreram na zona urbana, 14,3% em estradas e rodovias, e 14,3% não tiveram localização informada. A faixa etária mais afetada foi de 50 a 54 anos, sendo 93% homens.
Um dos acidentes mais recentes ocorreu na noite de quarta-feira (15), em Rancharia, quando um homem de 42 anos colidiu com um caminhão na Rodovia Prefeito Homero Severo Lins (SP-284). O ciclista foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Em entrevista à TV TEM, o cicloativista Alex Rogério de Lacerda, que pratica ciclismo em Presidente Prudente há 26 anos, relatou que a principal causa do aumento dos acidentes é a falta de educação no trânsito.
“O carro não atropela ninguém, quem atropela é o motorista. Tem uma prática que é a bendita da ‘fina terapêutica’, quando o carro passa bem próximo de você e buzina. [Nessa situação] É onde acontece, na minha opinião, o acidente, porque o ciclista se apavora, se assusta e acaba caindo”, explicou Alex.
Alex, que utiliza a bicicleta tanto para lazer quanto para ir ao trabalho, ainda disse sobre a falta de infraestrutura da cidade: “Prudente não tem nada de apoio ao ciclismo. Foi tentado fazer algumas ciclovias na cidade, mas não foi bem planejado”.
Cicloativista alerta para desrespeito de motoristas e infraestrutura insuficiente
Aceituno Jr/TV TEM
Cuidados
A Polícia Militar orienta que os ciclistas adotem medidas de segurança para reduzir o risco de acidentes:
Usar equipamentos de proteção, como capacete, luvas e roupas claras;
Manter iluminação adequada à noite, com luz fixa e piscante;
Sinalizar sempre movimentos e intenções no trânsito;
Circular preferencialmente pela direita, exceto em exceções previstas pelo Código de Trânsito;
Dar preferência a ciclovias e ruas bem iluminadas; calçadas são destinadas a pedestres, e atravessar nelas exige desmontar da bicicleta.
A ciclofaixa da Avenida Alberto Bonfiglioli, que dá acesso ao bairro Ana Jacinta, é um dos principais pontos utilizados por ciclistas na cidade, mas mesmo assim a superlotação e o desrespeito de motoristas permanecem diariamente.
Entre janeiro e setembro de 2025, 14 ciclistas morreram em acidentes na região de Presidente Prudente
Gustavo Luz/TV TEM
Entre janeiro e setembro de 2025, 14 ciclistas morreram em acidentes na região de Presidente Prudente
Gustavo Luz/TV TEM
Veja mais notícias da região em g1 Presidente Prudente e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Fonte: g1