Padre que brigou com locutor Jésus ao vivo em rádio de MG deixa paróquia


Padre Edson Augusto Teixeira (à esquerda) e o locutor Jésus de Carvalho Chaves (à direita) se desentenderam após críticas à restauração da pintura da Santa Ceia (ao centro), que fica no altar da Paróquia Sant’Ana, em Bambuí
Reprodução/Diocese de Luz – Reprodução/Redes Sociais – Reprodução/YouTube
O padre Edson Augusto Teixeira, de 55 anos, que se envolveu em uma briga com o radialista Jésus de Carvalho Chaves, de 83, durante a transmissão de um programa de rádio em Bambuí, no dia 19 de outubro, no Centro-Oeste de Minas, deixou a Matriz de Sant’Ana, onde atuava como coordenador paroquial.
O anúncio foi feito na última quarta-feira (5) pelo bispo diocesano de Luz, Dom José Aristeu Vieira, durante uma missa celebrada na Paróquia de Sant’Ana. Segundo a Diocese de Luz, o padre Edson permanecerá em período de férias e retiro até que seja feita uma nova nomeação.
Ainda conforme a Diocese, o padre Edson participou da missa e se despediu da comunidade paroquial, agradecendo pelo tempo em que esteve à frente da Matriz. Na ocasião, o bispo anunciou que, a partir de agora, a paróquia será conduzida pelo padre Roger Evangelista Rodrigues, que assumiu a função por tempo indeterminado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Centro-Oeste de Minas no WhatsApp
O g1 reuniu todas as informações sobre a discussão entre o padre Edson e o locutor Jésus. Relembre o caso:
O que aconteceu?
O que motivou a discussão?
O que o pintor disse sobre a restauração?
O que disse a rádio?
O que acontece agora?
1. O que aconteceu?
Locutor chamado Jésus diz ter sido agredido por padre durante programa ao vivo em Bambuí
Durante o programa “Domingão do Jesão”, no dia 19 de outubro, o padre entrou no estúdio da Rádio Canastra FM e discutiu com o locutor Jésus, que fazia críticas à restauração da pintura da Santa Ceia. Durante a transmissão, é possível ouvir os dois trocando ofensas. Ouça acima.
O radialista registrou boletim de ocorrência na Polícia Militar (PM), alegando que foi agredido pelo padre. Ele sofreu ferimentos leves. Após o episódio, o padre foi embora da rádio e não foi encontrado.
Voltar ao início
2. O que motivou a discussão?
A briga começou após o locutor criticar a restauração da pintura sacra que fica no altar na Paróquia Sant’Ana. A obra original, feita em 1974, retrata a Santa Ceia e foi produzida pelo artista bambuiense Jesus Chaves Martins.
Durante o programa, Jésus afirmou que a intervenção descaracterizou o trabalho original, o que teria irritado o padre Edson, pároco da igreja.
Voltar ao início
3. O que o pintor disse sobre a restauração?
Santa Ceia pintada por artista bambuiense em 1974; obra passou por restauração e foi ‘colorida’ em 2022
Initial plugin text
Em entrevista exclusiva ao g1, o pintor afirmou que não foi comunicado pela igreja sobre a intervenção feita em 2022 e que o resultado “deturpou” a obra.
“Não me consultaram para nada, não me avisaram e fizeram um trabalho muito ruim por cima. Fizeram um colorido em cima de uma obra de arte moderna. Erraram o desenho”, disse.
Ele explicou que a pintura original tinha tons neutros e considerou que o novo trabalho alterou o conceito artístico da obra. “Colocaram um colorido que não era aquele, deturparam minha obra”, afirmou.
O pintor disse que, apesar do descontentamento com a restauração, o assunto foi encerrado pela família.
Após as críticas, a Diocese informou que a restauração teve como objetivo zelar pela beleza da igreja. O padre não foi localizado até a última atualização desta reportagem.
Voltar ao início
LEIA TAMBÉM:
Vaticano reconhece dois padres mineiros como ‘Servos de Deus’; título faz parte de processo para canonização
Padre Libério recebe título de venerável pela Igreja Católica
4. O que disse a rádio?
A Rádio Canastra FM afirmou que não aceita qualquer tipo de agressão contra seus comunicadores e reforçou o compromisso com a livre expressão e opinião.
Voltar ao início
5. O que acontece agora?
Segundo a Polícia Civil, o boletim de ocorrência da briga entre o padre e o locutor foi registrado pela PM como lesão corporal leve, infração de menor potencial ofensivo. A investigação só será aberta caso o radialista formalize a denúncia.
Voltar ao início
Briga entre padre e locutor de rádio vira caso de polícia em Bambuí
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
E

Fonte: g1