
PF em operação em Embu das Artes.
Arquivo pessoal
A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (29), 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Salvador, na Bahia, durante a Operação Legere. A ação mira um grupo suspeito de fraudar contratos de fornecimento de materiais editoriais para escolas da rede pública de ensino fundamental e médio.
Em São Paulo, a operação foi em Embu das Artes, de acordo com informações apuradas pela TV Globo, os agentes cumpriram mandados nos gabinetes da deputada federal Ely Santos (PSB) e do vereador Natinha (Republicanos).
Natinha é casado com a vice-prefeita da cidade, Elisabete Alves Carvalho, conhecida como Dra. Bete.
De acordo com a investigação, o esquema envolvia o superfaturamento na venda de livros e kits didáticos para prefeituras de vários municípios paulistas. O grupo também é suspeito de emitir notas fiscais falsas, direcionar licitações e desviar recursos públicos.
Segundo a PF, os investigados usavam distribuidoras intermediárias — algumas delas empresas de fachada — para inflar os valores dos contratos, chegando a cobrar o dobro ou até o triplo do preço real dos produtos.
Os suspeitos podem responder pelos crimes de falsidade ideológica, fraude em licitação, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Fonte: g1
