
PF prende 4 advogados suspeitos de envolvimento com Comando Vermelho no Amazonas
A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira (6), quatro advogados suspeitos de integrarem o núcleo jurídico do Comando Vermelho no Amazonas.
Era início da manhã quando os agentes chegaram à casa do advogado Ramyde Caldeira Cardoso, na Zona Norte de Manaus. Ele não quis abrir, e os policiais usaram uma picape para derrubar o portão. Os quatro suspeitos foram presos preventivamente por determinação da Justiça Federal. Além de Ramyde, Gerdeson Oliveira Menezes, Alisson Canto de Amorim e Janai de Souza Almeida. Com eles, os agentes apreenderam dinheiro, carros, documentos e duas armas.
Segundo a Polícia Federal, os advogados são suspeitos de repassar as ordens dos chefes do Comando Vermelho para o Amazonas, ajudar na coordenação do transporte da droga que vem da Colômbia e na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas.
“Os criminosos se articulavam por meio de troca de mensagens, por meio de visitas a presídios para poder impactar em decisões estratégicas da facção criminosa e também incentivar e promover repasses financeiros da facção”, afirma João Paulo Garrido, superintendente da Polícia Federal no AM.
De acordo com as investigações, integrantes da cúpula do Comando Vermelho no Amazonas repassavam as ordens para advogados de fora do estado. Um deles estaria no Rio de Janeiro e teria escapado da operação da semana passada no Complexo da Penha.
A defesa dos presos nesta quinta-feira (6) disse que eles advogavam de forma legal para pessoas que cometeram crimes e negou que eles façam parte da facção criminosa.
PF prende 4 advogados suspeitos de integrarem núcleo jurídico do Comando Vermelho no Amazonas
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Quatro advogados ligados ao Comando Vermelho são presos em operação no Amazonas
‘Garotos de recado’, logística e lavagem de dinheiro: as funções de advogados do Comando Vermelho presos no AM
Fonte: g1
