
     Um príncipe no Rio
O príncipe William, herdeiro do trono britânico, chegou nesta segunda-feira (3) ao Brasil para participar da COP30.
Do alto do Pão de Açúcar, o príncipe William dividiu a atenção dos turistas, que trocaram a paisagem por um registro com Sua Alteza Real. Como um bom príncipe, William retribuiu com sorrisos e simpatia, e recebeu a chave da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes.
Outros integrantes da família real britânica já estiveram por aqui. A avó de William, a rainha Elizabeth, passeou pela cidade em 1968 e conheceu a nossa majestade, o Rei Pelé. A princesa Diana visitou o Corcovado em 1991. O rei Charles III veio quatro vezes ao Rio quando ainda era príncipe. E, em uma delas, caiu no samba. A última visita dele à cidade foi em 2009. Em 2012, o príncipe Harry, irmão de William, também pegou o bondinho do Pão de Açúcar para promover a Olimpíada de Londres.
À tarde, o compromisso do príncipe William teve como cenário outro símbolo do Rio: o estádio do Maracanã. Ele foi recepcionado por um craque: o ex-jogador Cafu. Antes de conhecer o gramado, o príncipe se reuniu com jovens lideranças do Brasil, da África e da Ásia. William ouviu e trocou ideias sobre soluções para as questões ambientais.
Quem estava à espera do príncipe William no gramado do Maracanã era uma nova seleção de alunos de projetos sociais que aprendem a chutar e driblar – e a se preocupar com as questões climáticas e o futuro do planeta. E Sua Alteza até bateu uma bolinha. Teve gol dos dois lados. Já os pênaltis não saíram como as crianças planejaram.
Davi Bernardo Moraes, 13 anos: Gostei, mas eu errei o pênalti.
Repórter: Mas você jogou melhor do que ele?
Davi Bernardo: Quem, o príncipe? Um pouco.
Mas o príncipe não fez feio. Ainda deu tempo de apreciar o fim de tarde em Copacabana e conhecer o trabalho dos guarda-vidas. O figurino não era o mais adequado, mesmo assim, o príncipe entrou em quadra com a garotada de um projeto social de vôlei de praia.
“Hoje está sendo um dia muito especial para todos nós, para essa criançada poder viver essa experiência única”, diz Carol Solberg, jogada de vôlei de praia.
O principal compromisso do príncipe no Rio é a cerimônia do Prêmio Earthshot, considerado o Oscar da sustentabilidade. Foi criado por ele para reconhecer as iniciativas ambientais para salvar o planeta.
Dos 15 projetos finalistas do mundo inteiro em 2025, dois são brasileiros. Um deles é a Re.Green, empresa que restaura áreas desmatadas em larga escala para gerar créditos de carbono e outros benefícios ambientais e sociais. O outro é o fundo global proposto pelo governo brasileiro para recompensar países com florestas tropicais, oferecendo pagamentos baseados em resultados de preservação.
Do Rio, o príncipe William vai para Belém, onde participa da cúpula de líderes mundiais da COP30, representando o rei Charles III.
Primeira visita oficial do príncipe William ao Brasil começa pelo Rio
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Príncipe William recebe as ‘chaves do Rio’ no Pão de Açúcar e posa para fotos com turistas: ‘Obrigado pela calorosa recepção’
C40, pré-COP30, Príncipe William… Rio terá semana cheia de eventos; saiba tudo
Fonte: g1
