
Procon realiza fiscalização de promoções no centro comercial de Macapá
O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon) iniciou na segunda-feira (10) uma operação de fiscalização em lojas de Macapá e Santana para verificar possíveis irregularidades nas promoções da Black Friday. As ações seguem até sexta-feira (14).
O objetivo é coibir práticas abusivas e identificar possíveis fraudes em descontos e promoções que possam enganar o consumidor. Durante as visitas, as equipes verificam se os produtos seguem as normas de publicidade e transparência previstas pelo Código de Defesa do Consumidor.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
“É uma data bastante esperada pelos consumidores e precisa ter uma atenção redobrada. Os estabelecimentos estão sendo orientados para deixar claro o desconto que está sendo ofertado nesse período de promoções e que se emita a nota fiscal de forma correta”, segundo a chefe de fiscalização do Procon, Lana Silva.
Além das vistorias, o Procon também realiza ações educativas, orientando a população sobre como identificar falsas promoções e garantir compras seguras durante o período.
Clarice Brazão, de 36 anos, acompanha as promoções da Black Friday todos os anos e sempre percebe diferenças expressivas nos preços de um mesmo produto entre lojas.
Os preços deveriam ser mais consistentes nos estabelecimentos. Um sapato da mesma marca em uma loja sai a mais de R$ 300 em outra. São preços abusivos que muitas pessoas não percebem”, conta.
Fiscalização do Procon no centro comercial de Macapá.
Crystofher Andrade/g1
LEIA TAMBÉM:
Casos de infecção por HIV no Amapá têm alta de 6% em 2025 e superam total do ano anterior
Veja lista de classificados para habitacional Janary Nunes em Macapá
Polícia prende diretor-adjunto de escola acusado de levar drogas e celulares para presídio no Amapá
*Estagiário sob supervisão da editora Josi Paixão.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Fonte: g1
