Projeto social distribui mensagens com 'árvore da superação' para acolher candidatos do Enem em Salvador


Enem 2025 começa neste domingo para 4,8 milhões de inscritos
Os alunos que foram aos locais de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Salvador, foram acolhidos por voluntários de um projeto social que lida com questões emocionais. Na ‘Árvore da Superação’, estudantes que passavam para entrar no Colégio Estadual Central da Bahia, no bairro de Nazaré, puderam pegar uma mensagem de motivação antes de começar o exame.
A ferramenta é parte das ações realizadas pelo projeto Help, uma Organização Não Governamental (ONG) que trabalha com pessoas com ansiedade e depressão. Ao g1, a voluntária Catarine Dias Santos Alcântara, de 25 anos, afirmou que esse momento de acolhimento dos estudantes pode fazer toda a diferença para quem está ansioso com o teste.
Catarine Dias Santos Alcântara, de 25 anos, é voluntária do projeto social e ajudou a acolher o estudantes neste domingo.
Iamany Santos/g1
No projeto há mais de 3 anos, ela observa a mudança dos estudantes após uma conversa com os voluntários. “A gente percebe o quanto que as pessoas só precisam de uma palavra de motivação, de superação. Sabemos como é estar no meio de um turbilhão de pensamentos negativos, então quando você encontra um porto seguro, uma palavra”, disse.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Projeto social distribui mensagens com ‘árvore da superação’ em local de prova do Enem em Salvador
Iamany Santos/g1
Além da ‘Árvore da Superação’, o projeto também ofereceu um espaço para que os alunos conversassem com os voluntários e extravasassem a ansiedade em um totem inflável. Nele, os alunos podiam, literalmente, socar a ansiedade, o medo e outras emoções negativas antes de entrar no local de prova.
Os voluntários do projeto também ajudaram a acolher os alunos que chegaram atrasados ao exame. Esse foi o caso de um estudante imigrante, que confundiu o horário da prova e chegou poucos minutos após o fechamento do portão.
Ao g1, o estudante, que não quis ter o nome e imagem divulgadas, afirmou que está no Brasil há dois anos e achou que poderia entrar na escola até às 13h30, quando as provas começam a ser distribuídas. O estudante recebeu acolhimento do projeto e planeja realizar a segunda parte da prova.
O Enem é aplicado neste domingo e em 16 de novembro em todo o país – com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão em 30 de novembro e 7 de dezembro.
Neste domingo, a prova é composta por 90 questões objetivas (dividas entre Linguagens e Ciências Humanas) e uma redação. Conforme o Inep, o tema da redação deste ano é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O texto argumentativo-dissertativo é um dos desafios mais importantes da prova e desafia os estudantes anualmente.
A segunda parte do Enem acontece no próximo domingo (16), quando serão aplicadas mais 90 questões voltadas para Matemática e Ciências da Natureza.
LEIA MAIS:
Gêmeas que estudaram juntas e mãe solo que tenta retomar graduação: conheça baianas que fazem o Enem neste domingo
Enem 2025: o que pode e o que não pode levar? Veja lista e regras do dia de prova
Feira reúne cultura, arte, música e antiguidades em Feira de Santana neste domingo; saiba mais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia💻

Fonte: g1