
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O tema foi anunciado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em seu perfil no X (antigo Twitter).
Dani Toffoli, professora do Curso Anglo (SP), diz que o tema segue padrão Enem, focando em uma minoria. Neste caso, a população envelhecida.
“O aluno que não está bem preparado pode se confundir com o uso da palavra ‘perspectiva’, porque veio na contramão dos três últimos anos, que trouxeram ‘desafios’ de alguma coisa”, analisa a professora.
De acordo com a professora, um erro comum que o aluno pode cometer é, ao longo do parágrafos de desenvolvimento, tentar trazer aspectos positivos ou interpretar ao pé da letra essas perspectivas. “A gente sabe que, no Enem, é preciso antes problematizar”, explica Dani.
Rayane Roale, assistente pedagógica da plataforma Redação Nota 1000, lembra que tema semelhante apareceu na questão discursiva da Prova Nacional do Docente (PND), que abordou “o idadismo como desafio social e educacional do Brasil”. O enunciado destacava a importância de combater estereótipos e práticas discriminatórias baseadas na idade.
Ela avalia o nível de complexidade do tema como mediano, se comparado a outras possibilidades de tema. “A questão da idade é algo que perpassa todas as camadas da sociedade, as pessoas estão envelhecendo no Brasil. Acredito que não vai ser um tema muito difícil de abordar, porque existe repertório, conhecimento de mundo e muita informação disseminada sobre o tópico”.
Redação no ENEM
Freepik
Fonte: g1
