Banhista foi socorrido por guarda-vidas que participavam de avaliação em Santos
Uma avaliação prática do curso de guarda-vidas temporário foi interrompida após um banhista entrar em afogamento no mar, perto da Ilha Urubuqueçaba, em Santos, no litoral de São Paulo. O grupo, formado por instrutores e alunos, entrou na água às pressas para realizar o salvamento. Um piloto de drone flagrou a cena (veja acima).
O caso ocorreu, na tarde da última quarta-feira (12), na praia do José Menino. Imagens cedidas ao g1 mostram o momento em que os guarda-vidas deixam a faixa de areia, onde era ministrada a atividade, para resgatar o homem que estava no mar próximo à ilha.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o banhista já havia sido orientado para retornar à faixa segura de pelos agentes que participavam da avaliação. No entanto, ele seguiu nadando em direção ao local.
Banhista foi socorrido após ser levado por corrente de retorno em Santos, SP
João Carlos Gomes Nascimento/Lentes que Voam
Minutos depois, a corporação informou que o homem foi surpreendido por uma corrente de retorno e não conseguiu retornar à faixa de areia. Ao notar o pedido de socorro, os agentes foram de imediato ao ponto em que a vítima estava à deriva.
Os guarda-vidas resgataram o homem, sem sinais de afogamento. Ele foi dispensado no local após o atendimento da corporação, e não precisou de atendimento médico.
O GBMar disse que o episódio reforça a importância da atenção às orientações dos guarda-vidas. “A eficiência e o preparo demonstrados na ocorrência evidenciam o alto nível técnico e a prontidão das equipes”, disse o órgão, em nota.
Avaliação prática era realizada no local onde banhista foi socorrido
João Carlos Gomes Nascimento/Lentes que Voam
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Fonte: g1
