Soldado do Exército é preso com drogas durante operação contra facções no ES


Operação em Vila Velha mira lideranças do tráfico; soldado do Exército é preso com drogas
Um soldado do Exército, de 20 anos, foi preso em flagrante com drogas durante uma operação da Polícia Civil realizada na madrugada e manhã desta quinta-feira (6), em Vila Velha, na Grande Vitória. A ação, chamada Operação Terra Santa, mirou lideranças de facções envolvidas em ataques que deixaram moradores inocentes mortos em agosto deste ano.
A operação ocorreu na Região 3 de Vila Velha, que abrange bairros como Santa Rita e Primeiro de Maio, e também teve mandados sendo cumpridos na Serra e em Cariacica.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil, o objetivo foi desarticular chefes do tráfico ligados ao Primeiro Comando de Vitória (PCV) e ao Terceiro Comando Puro (TCP), facções que disputam áreas e promoveram ataques armados que aterrorizaram moradores.
Soldado tentou fugir pelo telhado
De acordo com os investigadores, o soldado não era alvo de mandado. Ele foi detido no bairro Primeiro de Maio depois de tentar fugir pelo telhado enquanto policiais cumpriam ordem judicial em uma casa vizinha.
SUA REGIÃO TÁ NA LISTA? Guerra do tráfico: saiba quais são as principais áreas de conflito entre facções criminosas na Grande Vitória
Soldado do Exército é preso com drogas durante operação de combate a lideranças do tráfico no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Durante a fuga, ele arremessou uma mochila que, segundo a polícia, continha embalagens de maconha. Também foram apreendidos com ele:
Roupas camufladas;
Uma boina do Exército;
Uma arma improvisada, feita com madeira e arame farpado.
O jovem confessou aos policiais que a droga era dele e afirmou ser soldado do Exército. Ele foi autuado por tráfico de drogas.
A Polícia Civil informou que o caso deve gerar também um procedimento administrativo interno no Exército. O delegado responsável disse ainda que vai investigar se ele tinha alguma ligação com facções criminosas.
Operação mira líderes que ordenaram ataque a adolescente e manicure
A Operação Terra Santa foi deflagrada após o duplo homicídio de Sophia Vial, de 15 anos, e da manicure Andrezza Conceição, de 31, ocorrido em 9 de agosto no bairro Santa Rita, em Vila Velha. Elas foram atingidas quando criminosos do PCV passaram de moto atirando contra integrantes do TCP, durante uma disputa territorial.
A adolescente Sofia Vial da Silva, de 15 anos e a manicure Andrezza Conceição morreram baleadas no meio da rua em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/Redes sociais
Outras três pessoas ficaram feridas, entre elas duas crianças. O caso teve repercussão nacional.
Dois adolescentes apontados como os atiradores foram apreendidos logo após o crime. Entretanto, segundo a Polícia Civil, os mandantes seguem foragidos. A operação desta quinta buscava chegar justamente a essas lideranças.
ENTENDA: mortes de criança, adolescente, manicure e ataques a ônibus: entenda guerra de facções que leva terror a moradores do ES
“Eles tentam blindar quem está na hierarquia superior. Dizem que tomaram a decisão sozinhos, mas as investigações mostram que as ordens partiram da liderança. Durante a operação, conseguimos identificar e localizar responsáveis por fomentar a guerra entre facções, como o principal suspeito Stanley, além de outros traficantes ligados ao Primeiro Comando de Vitória (PCV). Foram apreendidas drogas e um suspeito foi preso em flagrante, que tentou fugir durante a ação. Nosso objetivo foi cumprir a lei, retirar armamentos de circulação e reforçar a presença do Estado na comunidade.”, afirmou o delegado Cleudes Junior, da DHPP de Vila Velha.
Ao todo, 170 agentes participaram da operação, que contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), das delegacias especializadas do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Guarda Municipal de Vila Velha (GMVV).
A operação tem objetivo cumprir de 29 mandados de busca e apreensão e 20 mandados de prisão preventiva nos municípios de Vila Velha, Cariacica e Serra.
Grande parte dos alvos tem ligação com o PCV, mas há integrantes do TCP entre os investigados. Até o fim da manhã, apenas uma prisão havia sido confirmada, a do soldado flagrado com drogas.
Operação Terra Santa mira criminosos da Região 3 de Vila velha
Divulgação PCES
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Fonte: g1