
Príncipe William recebe as chaves da cidade do Rio no Pão de Açúcar
O príncipe William participa nesta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, da cerimônia do Earthshot Prize, prêmio internacional de sustentabilidade criado por ele. Três startups do Amapá estão entre os finalistas: Amazon Biofert, Engenho Café de Açaí e Mazodan.
Lançado em 2020, o Earthshot Prize premia anualmente cinco projetos ambientais com £1 milhão cada — o equivalente a cerca de R$ 7,3 milhões.
Baixe o app do g1 para ver notícias do AP em tempo real e de graça
É a primeira vez que o prêmio será entregue na América do Sul. A cerimônia ocorre antes da pré-COP30, evento preparatório para a conferência do clima marcada para entre 10 e 21 de novembro, em Belém (PA).
Nesta edição, concorrem grupos indígenas, ONGs e comunidades locais. As empresas do Amapá são as únicas representantes da Amazônia, cada uma atua em um eixo.
O prêmio tem 15 finalistas. Cinco deles serão escolhidos para receber o incentivo financeiro. As categorias são: Proteger a Natureza, Limpar o Ar, Reviver os Oceanos, Reduzir Resíduos e Reparar o Clima.
Veja o que fazem as startups do Amapá:
Amazon Biofert
A startup transforma caroços de açaí em biochar, um fertilizante que reduz emissões de carbono e melhora o solo. Os resíduos são coletados em parceria com batedores de açaí, criando uma cadeia sustentável. A empresa também atua na geração de créditos de carbono.
Amazon Biofert usa caroços de açaí como matéria-prima
Gea/Divulgação
Engenho Café de Açaí
Criada em 2011, a empresa desenvolveu um café feito com caroços de açaí. A ideia surgiu do casal Lázaro e Valda Gonçalves, que viu nos resíduos uma forma de empreender com foco ambiental. O produto combina sabor amazônico com responsabilidade ecológica.
Engenho Café de Açaí existe há 4 anos
Sebrae/Divulgação
Mazodan
Fundada por Michael Carvalho, a Mazodan usa sedimentos do rio Amazonas para produzir materiais de construção mais baratos e sustentáveis. A proposta é reduzir o uso de cimento tradicional e, com isso, diminuir as emissões de carbono. A sede fica em Santana, no Amapá.
Michael Carvalho durante a Expo Favela Amapá
Arquivo pessoal/Reprodução
Prêmio Earthshot Prize
A cerimônia do Earthshot Prize 2025 será realizada no Museu do Amanhã e contará com a presença do príncipe William, em sua primeira visita oficial ao Brasil. Ao anunciar o RJ como a capital do prêmio, o herdeiro da coroa britânica destacou que é preciso discutir soluções ambientais com otimismo.
“Nós precisamos de otimismo mais do que nunca e acho que o Brasil personifica isso”, afirmou o príncipe William durante o anúncio.
A cerimônia terá shows de Shawn Mendes, Anitta, Gilberto Gil, Seu Jorge e Kylie Minogue. Rebeca Andrade, Cafu, Luciano Huck e Txai Suruí serão os apresentadores.
A transmissão começa às 20h30 no Multishow e no Globoplay. Os melhores momentos vão ao ar na TV Globo no dia 7 de novembro, após o Globo Repórter.
Amazon Biofert, Engenho Café de Açaí e Mazodan
Reprodução
Príncipe William acena a moradores na chegada a Paquetá
Cristina Boeckel/g1
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Fonte: g1
