O Banco Central informou nesta segunda-feira (10) que as transações de pagamento via PIX registraram crescimento de 27,6% no primeiro semestre deste ano, para 36,9 bilhões de operações.
As informações constam nas Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil relativas ao primeiro semestre de 2025.
“O PIX, que é hoje o instrumento mais utilizado, foi responsável por 50,9% das transações efetuadas no primeiro semestre de 2025”, acrescentou o Banco Central.
Em relação ao PIX, 89,2% de suas transações são liquidadas no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI), infraestrutura operada pelo BCB.
Tomando as transações liquidadas no SPI no primeiro semestre de 2025, 45% ocorreram entre duas pessoas físicas e 42,1% se deram entre uma pessoa física (pagador) e uma pessoa jurídica (recebedor).
Os pagamentos de pessoas jurídicas a pessoas físicas ou a outras pessoas jurídicas somaram 12,5%, enquanto as transações envolvendo entes do governo totalizaram 0,4%.
Quando se consideram todas as transações de pagamento, incluindo os cartões de débito, de crédito e pré-pagos, TED (transferências bancárias) e pagamento em espécie (contemplando apenas os saques), as transações avançaram 15,2% nos seis primeiros meses deste ano.
“Atingiu-se, nesse período, a totalidade de 72,5 bilhões de transações e montante financeiro de R$ 59,7 trilhões. Os dados representam um crescimento de 15,2% na quantidade de transações e de 14,5% no volume transacionado em comparação ao primeiro semestre de 2024”, acrescentou o BC.
Fonte: g1
