
‘Vestibulou’: relembre como prova de física da Unesp já abordou espelhos convexos
A primeira fase do Vestibular 2026 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) acontece neste domingo (2). Na região de Ribeirão Preto (SP), três cidades aplicarão o exame para um total de 6.134 estudantes.
Os municípios da região que realizarão a prova são: Ribeirão Preto, Franca (SP) e Jaboticabal (SP). Ribeirão receberá o maior número de estudantes, com cerca de 3,9 mil.
O g1 realiza uma cobertura especial do vestibular. Na quinta-feira (30), um programa de plantão tira-dúvidas reuniu professores de química, matemática, história e física para discutir temas que devem cair na prova da primeira fase.
Já a partir das 20h do domingo, logo após o encerramento do exame, o portal transmitirá a resolução comentada das questões (veja abaixo detalhes).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Nas três cidades da região de Ribeirão Preto, oito unidades receberão estudantes. Veja na tabela abaixo o total de cada lugar:
LEIA TAMBÉM
1ª FASE DA UNESP: Veja o que a prova vai exigir e dicas valiosas de professores para se dar bem
IA, POLÍTICA, TRUMP: Veja temas que podem cair na Unesp 2026
Programa com resolução comentada
A transmissão ficará por conta dos jornalistas Rodrigo Peronti e João Vitor Néo em um estúdio montado na EPTV Central, afiliada da TV Globo. Eles receberão os professores do colégio Oficina do Estudante, que farão a resolução das questões.
A transmissão vai ter a seguinte dinâmica:
Logo após o encerramento da prova, os professores vão fazer parte de uma “força-tarefa” que corrigirá as principais perguntas;
A cada questão, os jornalistas farão contato com os professores, que entram ao vivo para comentar e indicar a resposta correta.
A transmissão também estará no Instagram do g1 São Carlos e no TikTok da EPTV Central.
A cobertura especial faz parte do projeto “Vestibulou”, que busca levar informação de qualidade e dicas para estudantes que prestarão as principais provas do país.
Unesp 2024 em Ribeirão Preto (SP)
Érico Andrade/g1
Unesp 2026
A prova será aplicada no dia 2 de novembro em 35 cidades do país, sendo 31 delas no interior de SP. Ao todo, 65.218 candidatos disputam 5.867 vagas em cursos oferecidos pela universidade.
A Unesp oferece cursos de graduação em 24 cidades paulistas, em cidades como Araraquara, Rio Claro, São João da Boa vista, Bauru, Botucatu, São José do Rio Preto, São Paulo, Franca, entre outras. Ao todo, são 34 unidades universitárias espalhadas pelo estado.
A primeira fase terá duração de 5 horas e contará com 90 questões de múltipla escolha.
As perguntas abordarão as áreas de Linguagens e suas Tecnologias (Português, Literatura, Inglês, Educação Física e Arte), Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química) e Matemática e suas Tecnologias.
Desde o Vestibular 2020, a Unesp vem aplicando questões interdisciplinares, com 108 no total até agora, o que representa cerca de 20% da prova. A universidade pretende ampliar essa proporção na edição de 2026.
Campus da Unesp de Franca, SP
Wilker Maia/g1
Datas
O resultado da primeira fase será divulgado em 28 de novembro. A segunda fase ocorrerá em 7 e 8 de dezembro (domingo e segunda-feira), e o resultado final será publicado em 30 de janeiro de 2026.
O Manual do Candidato, com todas as informações do processo seletivo, está disponível nos sites da Unesp e Vunesp.
Cotas
O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso da Unesp a alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Desse total, 35% são reservadas a candidatos pretos, pardos ou indígenas.
O sistema inclui ainda 934 vagas do Vestibular Seriado Paulista (Provão Paulista), voltado exclusivamente a alunos da rede pública. Segundo a universidade, a maioria dos ingressantes vem de escolas públicas desde o Vestibular 2017.
Os cursos da Unesp são oferecidos nas seguintes cidades: Araçatuba (112 vagas), Araraquara (678), Assis (309), Bauru (899), Botucatu (478), Dracena (62), Franca (328), Guaratinguetá (243), Ilha Solteira (234), Itapeva (58), Jaboticabal (224), Marília (351), Ourinhos (46), Presidente Prudente (461), Registro (56), Rio Claro (373), Rosana (50), São João da Boa Vista (62), São José do Rio Preto (344), São José dos Campos (96), São Paulo (185), São Vicente (64), Sorocaba (64) e Tupã (90).
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Fonte: g1
