
Professor explica questão 83 de matemática
A primeira fase do Vestibular 2026 da Unesp foi classificada como tradicional e interdisciplinar por professores ouvidos pelo g1. No total, 65.208 disputam 5.867 vagas em 136 cursos.
Unesp 2026: confira o gabarito da 1ª fase do vestibular e resolução comentada
Diretor do curso pré-vestibular do Colégio Oficina do Estudante, Wander Azanha, avaliou que foi uma prova bem elaborada.
“Uma prova de primeira fase da Unesp esperada, sem grandes surpresas, bastante tradicional. Uma prova muito bem feita em química, por exemplo, com temas esperados como pH, termoquímica, orgânica, termoquímica teórica, sem cálculo, e também radiatividade. Em física, uma grande ênfase para mecânica: metade da prova praticamente voltada a esse tema.Algo interessante, já esperado, mas bastante relevante: questões interdisciplinares, temas como racismo e IA”, disse.
Segundo ele, a prova era muito esperada e saiu alinhada com o que se vê em sala de aula, com questões clássicas, mas também inovadoras em literatura, como por exemplo, do trecho de um romance ilustrado e um poema de Drummond.
Veja, abaixo, as questões que foram consideradas as mais difíceis.
Prova da 1ª fase da Unesp 2026 é realizada na Unip Araraquara
Jéssica Campos/g1
Mais notícias da Unesp 2026:
VÍDEO: Jovem síria sonha com aprovação na Unesp para ajudar as pessoas: ‘Está na minha cabeça que vou conseguir’
INSPIRAÇÃO: Jovem tenta vaga na Unesp e quer ser o 1º da família em universidade pública
GALERIA: Confira FOTOS da 1ª fase em Araraquara
Questões mais difíceis 🤯
Para os professores do cursinho, que realizou correção extraoficial em transmissão do g1, as seguintes questões da prova se destacaram pelo nível de dificuldade. Clique nelas e veja a resolução:
Literatura: 19
Inglês: 24
História: 31
História da Arte: 35
Geografia: 49
Humanidades: 56
Biologia: 63
Química: 69
Física: 79
Matemática: 87
A seguir, veja análise de professores do Oficina do Estudante sobre o conteúdo de cada disciplina:
Literatura✍️
O professor de literatura, Vinicius Teixeira, avaliou que a prova manteve similaridade com as dos anos anteriores.
“A prova manteve as características dos anos anteriores na maior parte das questões. Nesse sentido, percebe-se a interpretação a partir dos períodos literários por exemplo. No entanto, houve inovação na primeira questão na medida em que apresentou um trecho de um romance ilustrado. Já a questão 19 traz um desenho que foi concebido a partir de um importantíssimo poema de Drummond o que possibilita uma leitura imagética do texto.”
Prova de Literatura da Unesp 2026
Vunesp/Divulgação
Inglês 🗣️
Carlos Alexandre Torres, professor de inglês do Colégio Oficina do Estudante, comentou que a prova de inglês deste ano foi um pouco mais técnica do que as anteriores.
Segundo ele, apesar de tratar de temas atuais, os assuntos estavam mais técnicos. “Mas, de modo geral, tivemos tudo o que se espera de uma prova de inglês. Os exercícios foram de interpretação de textos, análise de vocabulário específico, gramática contextualizada”, comentou.
O professor destacou ainda a variedade de gêneros textuais presentes na avaliação: cartazes, tirinhas, reportagens e gráficos. Ele afirmou que o aluno precisava ter um conhecimento lexical sólido, especialmente para compreender a reportagem, considerada um pouco mais desafiadora.
Questão 24 da prova de inglês foi considerada uma das mais difíceis
Vunesp/Divulgação
História
Questão 35 de História da Arte foi considerada uma das mais difíceis no vestibular da Unesp
Vunesp/Divulgação
Victor Rysovas, professor de História do Colégio Oficina do Estudante, afirmou que a prova foi tradicional e tranquila.
“A prova de História começa com uma questão que discute mitologia, comparando a antiguidade do deus Dionísio com Jesus. Depois, percorre um pouco de filosofia no contexto da Idade Média, tem questão sobre escravidão, sobre mulher, sobre a primeira missa, lei de terras no Brasil, expansão para o Oeste dos Estados Unidos. Quer dizer, percebe-se que são todos temas que a gente está esperando, não tem nenhuma grande novidade, não tiraram nenhum coelho da cartola. São imagens clássicas, textos clássicos. Tem uma questão que usa o apoio de um texto do Machado de Assis, discutindo o nome da confeitaria de Esaú e Jacó, a confeitaria do Império. Então é uma prova muito, muito, muito tradicional”, disse.
Questão 31 de História foi considerada complexa pelos professores
Vunesp/Divulgação
Geografia
Luis Felipe Valle, professor de Geografia e Atualidades, afirmou que o vestibular da Unesp é bastante interdisciplinar e trouxe temas importantes ligados à política, meio ambiente, charges, inteligência artificial e uso das redes sociais.
“Houve destaque para a menção da Primavera Árabe, o fortalecimento do Sul Global, expressões da nova divisão internacional do trabalho, estratégias para fomento do comércio local, agricultura e espaço agrário brasileiro. Também apareceu uma questão mais clássica de geologia e, logo ao lado, outra sobre solos, fazendo uma conexão interessante com a engenharia civil. Domínios naturais e sensoriamento remoto também marcaram presença. Acho que a geografia passou por todas as partes mais tradicionais. Eventualmente, a parte demográfica, que é importante, surgiu ao tratar da presença das mulheres no mercado de trabalho”, disse.
Questão de geografia envolveu IA, Studio Ghibli e recursos hídricos
Vunesp/Divulgação
Biologia
Giovanni Ferri, professor de biologia do Colégio Oficina do Estudante comentou que a prova foi bem distribuída.
“A prova está bem distribuída com questões interdisciplinares com química, além de conceitos de zoologia, ecologia, genética e fisiologia humana, tudo aquilo que os professores sempre reforçam em sala. Além de questões com botânica também.”
Questão 63 de biologia
Vunesp /Divulgação
Humanidades
Silvio Sawaya, professor de humanidades, afirmou que a prova foi tranquila e justa.
“As questões de Humanidades de hoje foram bem tranquilas, foi uma prova bem justa, como é característico da Unesp. Com questões sobre a filosofia da ciência, com duas questões sobre o tema, uma sobre a Escola de Frankfurt e duas sobre inteligência artificial, sendo que uma delas abordava o racismo algorítmico. Essa última destacava como os algoritmos acabam reproduzindo aspectos da sociedade, inclusive o racismo estrutural, que também se manifesta nesses sistemas”, comentou.
Questão 56 de Humanidades foi considerada difícil no vestibular da Unesp 2026
Vunesp/Divulgação
Matemática
Para o professor de matemática, Fabiano Lopes, as questões da prova foram interdisciplinares e em algumas partes mais simples.
“Matemática com boas questões, duas questões interdisciplinares, uma com história, que envolvia conceito de porcentagem, a outra com geografia, no caso a parte da matemática bem simplesinha, que envolvia tangente na comparação de dois ângulos, depois uma questão de razão e proporção, uma questão de função do primeiro grau, uma outra questão de porcentagem, uma questão de função do segundo grau, uma questão de áreas de geometria plana, uma questão de geometria espacial, que envolvia semelhança de triângulos, e uma questão de progressão geométrica.”
Questão 87 de Matemática foi considerada complexa pelos especialistas
Vunesp/Divulgação
Física
O professro de física, Luis Felipe Campos Faria, enfatizou a ênfase em mecânica.
‘A prova de Física cobriu as principais áreas da disciplina, com uma ênfase maior em mecânica, já que quase metade das questões envolvia algum tema dessa área. Além disso, cabe pontuar a presença de questões interdisciplinares, característica da prova da Unesp. Uma questão em particular misturava ondulatória e botânica, demandando uma integração de conhecimentos por parte do candidato”, comentou.
Questão 79 de Física foi considera a mais difícil pelos especialistas
Vunesp/Divulgação
Química
Kaiki Chaves do Nascimento, professor de química, disse que a prova não fugiu do que era esperado, com questões envolvendo cálculo, pH e termoquímica.
“A prova de Química da Unesp deste ano trouxe questões dentro do que nós já esperávamos, como cálculo relacionado a pH e termoquímica. Apesar de ser um tema previsto, a questão de termoquímica foi mais teórica, em que os alunos não precisavam calcular a variação de entalpia, apenas identificar se a reação era endotérmica ou exotérmica.
Para ele, falou questão sobre radioatividade e exercícios mais completo sobre cálculo de termoquímica.
“Em Orgânica, caiu uma questão no formato de lacunas, como o Unesp costuma colocar, mantendo o padrão e aparecendo novamente neste ano”, conclui.
Questão 69 de Química
Vunesp/Divulgação
📝 1ª fase
Estudantes chegam para a 1ª fase da Unesp 2026 em Araraquara (SP)
Jéssica Campos/g1
A etapa incial do Vestibular 2026 da Unesp começou às 14h e se encerrou às 19h deste domingo. Ao todo, 65.218 mil candidatos concorrem às 5.867 vagas de cursos oferecidos pela instituição, eleita a sexta melhor universidade da América Latina.
A primeira fase é composta por 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte forma:
Linguagens e suas Tecnologias (português, literatura, inglês, educação física e arte);
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (história, geografia, filosofia e sociologia);
Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química);
Matemática e suas Tecnologias.
Veja como foi a resolução comentada:
A segunda fase está prevista para os dias 7 e 8 de dezembro. (veja calendário abaixo)
😄 Você por dentro de tudo que acontece
O g1 São Carlos realiza cobertura especial para esta primeira fase da Unesp. Desde a manhã, equipes do portal estão nas ruas para aproximar você do que acontece no vestibular – clique e acompanhe cobertura em tempo real.
Às 20h, logo após o fim do exame, o g1 São Carlos receberá professores do colégio Oficina do Estudante para uma resolução comentada. O portal também vai publicar o gabarito oficial da prova.
A programação faz parte do projeto “Vestibulou”, parceria entre g1 e EPTV que busca levar informação de qualidade sobre os principais vestibulares do país.
📅 Calendário da Unesp 2026
A carreira de medicina, oferecida no campus da Unesp de Botucatu (SP), é a mais concorrida entre todos os cursos
Unesp/reprodução
1ª fase: 2 de novembro;
2ª fase: 7 e 8 de dezembro;
Prova de habilidades específicas: 16 e 22 de dezembro;
Resultado: 30 de janeiro de 2026;
Matrícula virtual da 1ª chamada: 2 a 4 de fevereiro de 2026.
Mãe e filha de despedem para a prova da 1ª fase da Unesp 2026 em Araraquara (SP)
Jéssica Campos/g1
REVEJA VÍDEOS DA EPTV:
A
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Fonte: g1 > Educação
