Unochapecó amplia ofertas de cursos em São Lourenço do Oeste


A Unochapecó está com inscrições abertas para o Vestibular 2026. E entre as novidades anunciadas pela instituição para o próximo ano, está a abertura de dois novos cursos para o campus em São Lourenço do Oeste: Fonoaudiologia e Tecnologia em Alimentos. Além dessas formações, seguem abertas as inscrições para Administração, Direito e Psicologia.
Todos os cursos disponíveis para a região foram pensados com base na demanda mercadológica, inclusive os novos cursos. O diretor do campus, Haroldo Farinon, comenta que as características econômicas e sociais foram analisadas antes da abertura das novas formações.
“Os cursos atendem diretamente à indústria da região. Temos uma cadeia alimentícia muito forte em São Lourenço do Oeste, e o Tecnólogo em Alimentos vem para suprir essa demanda. Já a Fonoaudiologia é uma área com escassez de profissionais, tanto no setor público quanto no privado, o que abre excelentes oportunidades de atuação” afirma.
Formação voltada à empregabilidade
Com mais de meio século de história e conceito máximo no Ministério da Educação, a Unochapecó possui um sólido compromisso com a qualidade do ensino superior. De acordo com o professor Hilário Junior dos Santos, diretor de Ensino e Extensão, a escolha dos novos cursos foi orientada por uma análise detalhada das demandas regionais. O foco é garantir que, depois da graduação, os estudantes encontrem empregabilidade na região em que moram.
O curso de Fonoaudiologia foi construído com base no conhecimento da Unochapecó na formação em saúde, curso que é referência em Chapecó. Já o curso de Tecnologia em Alimentos nasce apoiado na experiência da Universidade em áreas como Engenharia de Alimentos, Nutrição e Gastronomia.
“A Uno tem expertise para abrir caminho nessas formações e entregar profissionais com sólida formação teórica e prática” destaca o professor Hilário.
Parcerias de ensino que fortalecem aprendizagem
Para garantir que os estudantes tenham uma formação conectada à realidade do mercado, o campus mantém parcerias com associações empresariais, órgãos públicos e instituições locais. Haroldo Farinon lembra que a interação entre universidade e comunidade é um dos pilares da atuação da Unochapecó São Lourenço do Oeste.
“Criamos o Conselho Consultivo, com representantes da Prefeitura, da sociedade civil e da Secretaria de Educação, para fortalecer o diálogo e alinhar as demandas regionais. Além disso, nossa metodologia ABEX (Aprendizagem Baseada em Experiência) insere os alunos em atividades práticas dentro de empresas, permitindo que entendam na vivência do dia a dia os desafios do mercado” explica Haroldo.
A metodologia ABEX é aplicada em toda a rede Unochapecó e tem se tornado referência nacional no ensino superior. O modelo estimula a aprendizagem ativa e o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento, além de aproximar teoria e prática desde o início da graduação.
Impacto econômico e social
A expansão do portfólio da Unochapecó São Lourenço do Oeste mostra o papel da instituição como agente de desenvolvimento regional. Hoje, o campus da cidade é exemplo na formação de profissionais, já que atua para garantir que os estudantes se transformem em profissionais capacitados.
Para o professor Hilário, a criação de novos cursos contribui para a formação profissional, e também, ajuda a fortalecer a economia local.
“Na área da saúde, formar fonoaudiólogos qualificados significa ampliar o atendimento à população. No setor industrial, qualificar a mão de obra em tecnologia de alimentos fortalece as empresas e estimula a inovação. A Unochapecó tem como propósito tornar possível e, por isso, cria cursos que impulsionam o crescimento sustentável da região” avalia.
Hilário comenta, também, que a Unochapecó é referência para o Oeste de Santa Catarina. A instituição foi a primeira de Chapecó (SC) e tem como bandeira a inovação como vetor de desenvolvimento regional.
“A Universidade respeita e reconhece suas raízes, mas está sempre preparada para absorver o novo em todos os setores em que o ensino superior pode e deve se fazer presente” finaliza o diretor.
Confira mais informações no site da Unochapecó São Lourenço do Oeste.

Fonte: g1