
Suspeitos de encomendar a morte do de fazendeiro tentaram interdição dias antes do crime
O fazendeiro e empresário Jefferson Cury, de 83 anos, foi morto em novembro de 2023, em Quirinópolis, no sudoeste do estado. Segundo as investigações da Polícia Civil, o crime foi motivado pela herança bilionária da vítima. Foram presos, suspeitos da morte de Jefferson, dois filhos dele, um corretor de imóveis e três funcionários que trabalhavam para o fazendeiro.
O g1 não conseguiu localizar os advogados dos investigados até a última atualização desta reportagem.
Confira o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso:
Quando o crime aconteceu?
Como e onde aconteceu?
O que motivou o crime?
Qual era o valor da herança?
Quem são os suspeitos pelo crime?
Quando e onde os suspeitos foram presos?
Ainda há algum suspeito que não foi preso?
Jefferson Cury, em Goiás
Divulgação/Polícia Militar
Quando o crime aconteceu?
O crime aconteceu por volta das 22h20 do dia 28 de novembro de 2023. O fazendeiro morreu com um tiro no rosto, enquanto o advogado sobreviveu após ser baleado na cabeça.
Como e onde aconteceu?
O crime aconteceu quando Jefferson Cury e seu advogado foram abordados em uma propriedade rural, às margens da GO-206, em Quirinópolis, no sudoeste do estado.
LEIA TAMBÉM:
QUANDO ACONTECEU: Fazendeiro é morto e advogado fica gravemente ferido após serem baleados em fazenda de Goiás
PRISÃO: Filhos são presos suspeitos de mandar matar fazendeiro para ficar com herança bilionária
TESTAMENTO: Fazendeiro assinaria testamento um dia após a data em que foi morto por disputa por herança bilionária, diz delegado
O que motivou o crime?
Segundo o delegado Adelson Candeo, o fazendeiro planejava transferir todo o patrimônio para uma holding, da qual os filhos dele não eram sócios. A assinatura do novo testamento estava marcada para 29 de novembro de 2023, um dia após o assassinato.
“Os filhos queriam dinheiro. Eles chegaram a ajuizar uma ação de interdição 60 dias antes do crime e, como não conseguiram a liminar que esperavam, a situação se agrava. O senhor Jefferson pretendia assinar um testamento repassando todo o patrimônio para uma holding, da qual os filhos não eram sócios. Ele foi morto um dia antes de formalizar esse documento”, explicou o delegado.
Qual era o valor da herança?
Todo o patrimônio do fazendeiro era avaliado em cerca de R$ 1 bilhão. “O senhor Jefferson construiu um patrimônio enorme com muito trabalho e valorizava demais o dinheiro. Era um homem simples, que tomava cerveja barata e vivia de forma humilde”, pontuou o investigador.
Quem são os suspeitos do crime?
Os dois filhos do fazendeiro, um corretor de imóveis e três funcionários foram presos suspeitos de participar do crime. Há ainda o executor dos disparos que não foi identificado até o momento.
Quando e onde os suspeitos foram presos?
As prisões ocorreram no dia 29 de outubro de 2025, em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.
Ainda há algum suspeito que não foi preso?
O executor dos disparos não foi identificado até o momento.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Fonte: g1
