VÍDEO: cadela 'assina' ordem de serviço para construção de canil e gatil público no ES


Cadela ‘assina’ ordem de serviço para construção de canil e gatil no ES
Uma imagem animal chamou a atenção durante a assinatura de uma ordem de serviço em Viana, na Região Metropolitana de Vitória, na última sexta-feira (7). Durante o ato oficial, a cadelinha Paçoca registrou sua patinha no documento que autoriza o início das obras da construção do primeiro canil e gatil público municipal do Espírito Santo.
O espaço fará o acolhimento e tratamento de animais abandonados e que sofreram maus-tratos, e será construído em um terreno que fica dentro da Penitenciária Agrícola do Espírito Santo (Paes).
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
A representante pet escolhida para estar presente neste momento é uma vira-lata adotada há três anos pela atual secretária de Cultura do município, Fabiene Passamani.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver a reação do animal no momento em que a pata é colocada na almofada de carimbo e depois no documento (assista acima).
Cadela Paçoca e a tutora Fabiene Passamani
Divulgação
Em seguida, Paçoca posa para fotos com as autoridades presentes na cerimônia, como o vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (PSDB), o prefeito de Viana, Wanderson Bueno (PODE), e o secretário de estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União Brasil).
A Paçoca é uma entre os cinco cães adotados pela tutora: Marrone, Pantera, Tigre e Tutu, essa última irmã da representante pet no ato oficial. De acordo com Fabiene, ela foi escolhida para esse momento por ser a mais calma entre os pets que tem em casa.
“Escolhi ela a dedo para esse momento, porque é a mais calma. A irmã Tutu não foi porque acabou de fazer cirurgia e está fazendo tratamento oncológico”, contou Fabiene.
LEIA TAMBÉM:
EM ANTIGA BOATE: Cavalo e cabras são resgatados e homem é preso por maus-tratos no ES
CENTRO DE REABILITAÇÃO: Filhotes de jacarés e jabutis são resgatados de cativeiro ilegal em João Neiva
Cadela Paçoca ‘assina’ ordem de serviço para construção de canil e gatil público no Espírito Santo
Divulgação
A tutora é atuante na causa animal e contou que, mesmo antes de trabalhar para a prefeitura, já fazia uso do serviço municipal “É o Bicho!”, acionada para recolhimento e denúncias. Foi por causa dela que surgiu a ideia de levar um pet para a solenidade.
“Foi a primeira vez que ela participou de uma cerimônia. Agora, em breve, eu quero ver ela na inauguração do espaço, porque é um projeto incrível, pioneiro, acredito que tem tudo para dar certo, reúne diversas questões positivas”, availou.
Estrutura
O novo canil vai contar com 28 baias para cães e 11 para gatos, e capacidade para abrigar até 300 animais (200 cachorros e 100 felinos), áreas de higienização, salas de medicação e apoio administrativo. A ideia é garantir tratamento e acolhimento dos animais resgatados no município.
A ação é uma parceria entre a Secretaria da Justiça (Sejus), a Prefeitura de Viana e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), com investimento de R$ 1,6 milhão, entre recursos do governo estadual e do município.
A previsão é de que as obras iniciem na semana que vem, com prazo de cinco meses para conclusão.
Como vai funcionar
O centro será voltado a cães e gatos resgatados pelo programa “É o Bicho!”, da Prefeitura de Viana, que ainda aguardam adoção. A prefeitura será responsável pela infraestrutura e pela coordenação técnica do canil, com apoio de veterinários municipais que garantirão o atendimento adequado aos animais.
Inicialmente, apenas cães recolhidos em Viana, atualmente abrigados no Rancho Belo Veja, serão encaminhados ao novo espaço após o processo de recuperação.
Os animais vão permanecer no local até estarem aptos para adoção, em um ambiente adequado e acompanhados por profissionais da área.
Programa É o Bicho!
O Programa de Bem-Estar Animal de Viana, “É o Bicho!”, atua para realizar castrações, recolhimento em situações de maus-tratos e feiras de adoção de cães e gatos, bem como palestras que possuem como finalidade a promoção de educação ambiental.
Atualmente, 73 animais estão disponíveis para adoção, entre cães e gatos. Todos foram resgatados das ruas e receberam tratamento para as doenças que tinham, além de serem vacinados, vermifugados e castrados.
​Clique aqui para conhecer os animais disponíveis para adoção, conferir histórias de pets que já foram adotados e contatos do programa É o Bicho!
Cadela ‘Paçoca’ assina ordem de serviço para Contrução de canil público
Ressocialização
O projeto do canil e gatil municipal também tem caráter socioeducativo e de ressocialização, envolvendo detentos do sistema prisional. Internos da unidade prisional já trabalharam na preparação do terreno onde o espaço será construído.
Depois, quando o centro estiver pronto, os participantes, selecionados pela Sejus, serão capacitados para atuar no cuidado diário dos animais, trabalho que inclui alimentação, banho e tosa dos pets, sob supervisão de veterinários da prefeitura.
Projetos realizados na unidade
A Paes já possui outros projetos em funcionamento voltados para assistência à comunidade, como:
Projeto Ressocializar Sustentável: Produz tijolos ecológicos destinados à construção de casas populares sustentáveis. Também são usados em obras públicas como praças, abrigos para crianças em situação de risco e nos espaços utilizados por servidores, detentos e seus familiares. Cerca de 450 mil tijolos ecológicos já foram produzidos com o projeto;
Equoterapia: Projeto desenvolvido em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Viana. A iniciativa atende crianças da instituição e adultos do Lar Genoveva Machado, entidade social do município. As sessões são realizadas na unidade prisional, com cavalos resgatados em vias urbanas e que também foram doados para esse fim;
Fábrica dos Sonhos: Produção de brinquedos com a mão de obra de detentos, destinados para hospitais e abrigos com crianças em situação de vulnerabilidade social;
Projeto Florescer: Produção de orquídeas e flores para ornamentação de espaços públicos (paisagismo);
Cultiva que Cresce: Tem como objetivo o plantio de árvores frutíferas, verduras, hortaliças, além de tanques de piscicultura. Os produtos são doados. Crianças também participam de visitas onde pescam e levam seus peixes;
Horta medicinal – Preservando a Saúde: Composta de variedade de plantas e ervas caracterizadas por sua ação benéfica à saúde. Os produtos são doados para instituições beneficentes.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Fonte: g1