Videocast do Lá Vem o Enem destaca temas ambientais e estratégias para a prova de Exatas no segundo dia do exame

Videocast do Lá Vem o Enem destaca temas ambientais e estratégias para a prova de Exatas no segundo dia do exame
Lá Vem o Enem
Está no ar mais um episódio do videocast Lá Vem o Enem. Nesta quinta-feira (13) está disponível um novo videocast voltado para as temáticas que são cobradas no segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será aplicado no próximo domingo (16).
O episódio, que foi gravado em um espaço montado durante um aulão, traz uma conversa com Ramon Lima, professor de matemática, e que também também fala sobre física, e com Marcela Querino, professora de biologia, que também dá dicas para a área de química.
De acordo com a professora Marcela, o segundo dia de provas do Enem costuma apresentar uma forte tendência para abordar temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade, que podem dialogar com diversas áreas do conhecimento.
“Impactos ambientais é fato ele vai estar na prova e a gente pode encontrar impactos ambientais na prova de geografia ou a gente pode encontrar impactos ambientais na prova de biologia, química e, às vezes, o aluno olha para a questão e fala: ‘Mas e aí, isso é química ou isso é biologia?’. As duas disciplinas vão se comunicar”, explicou a professora.
Além dos temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade, a professora Marcela aponta que a eutrofização também pode ser abordada na prova.
A eutrofização ocorre quando há excesso de nutrientes, como nitrogênio e fósforo, em corpos d’água, como rios, lagos ou mares, geralmente em razão do despejo de esgoto ou do uso de fertilizantes agrícolas. Esse acúmulo favorece o crescimento exagerado de algas e plantas aquáticas, que bloqueiam a passagem de luz e, ao se decompor, reduzem o nível de oxigênio da água (hipóxia). Como consequência, ocorre a morte de peixes e outros organismos, além de tornar a água imprópria para o consumo.
“Ficaria super atento à questão de eutrofização, Aposto muito na questão de eutrofização. E a gente pode encontrar a química e biologia bem casada, bem comunicada. Por exemplo, quando a gente fala de eutrofização, essa vai ser um tipo de poluição aquática, que normalmente está associada com excesso de nutrição no ambiente aquático. Como consequência, tem uma proliferação de algas que impedem a penetração da energia luminosa. A ideia é que vai entrar química, porque nesse momento a concentração de oxigênio vai cair bastante e você vai encontrar na prova isso, provavelmente, em gráficos e você vai fazer duas análises. Então, o aluno vai encontrar isso na prova de biologia ou na prova de química ou a questão é química e biologia, mas eu tenho certeza absoluta que se ele for nesse gabarito, vai acertar a questão”, comentou Marcela.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PB no WhatsApp
No segundo dia de aplicação do Enem também são cobradas questões das áreas de Exatas. O professor Ramon Lima orienta que os candidatos evitem gastar muito tempo em uma única questão, devido ao método de correção utilizado, conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI).
“Um dos maiores erros que eu vejo os alunos cometendo hoje é perder tempo demais numa questão que talvez não renda tantos pontos para ele, porque o método de correção do Enem é o TRI. Então, o aluno não pode gastar tempo demais numa questão que muitas vezes ele sabe fazer, só que ele perde muito tempo fazendo. A dica de ouro para o aluno que tenha dificuldade ou que não tenha é fazer aquela leitura prévia da prova e lá ele já vai identificar alguns comandos e assim ele vai conseguir e selecionar as questões que ele deve acertar. Então, no Enem tem aquelas questões que ele deve acertar. Eu acredito que em biologia também, em química, em física”, orientou Ramon.
Ramon Lima também orienta que, ao resolver questões das áreas de Exatas, os candidatos identifiquem os comandos ainda durante a leitura do enunciado. Segundo ele, essa estratégia ajuda a economizar tempo e a direcionar melhor o raciocínio para a resolução da questão.
“Algumas questões exigem agilidade. Então, às vezes o comando da questão tá no final do texto. Então, para dinamizar, para otimizar o tempo de prova, o que é que eu aconselho que o aluno faça? Que ele busque a palavra-chave. Por exemplo, quando o aluno está lendo um texto e já no final ele vê a palavra probabilidade, quando ele tá lendo o texto e no meio do texto aparece o nome escala, quando ele tá lendo o texto e no meio do texto aparece valor máximo, valor mínimo. Então, são alguns comandos que já sugerem como a questão vai ser resolvida, para que o aluno já mentalmente comece a desenvolver o esquema resolutivo da questão, é interessante que ele procure esses comandos, esses termos”, explicou o professor.
O videocast está disponível nas plataformas digitais do Lá Vem o Enem e promete te ajudar a chegar no dia da prova mais tranquilo, concentrado e cheio de energia. Afinal, estar bem de corpo e mente é parte essencial da preparação.
VÍDEOS: Lá Vem o Enem 2025

Fonte: g1