
Príncipe William visita o Cristo e encontra finalistas do Prêmio Earthshot
A visita do príncipe William ao Rio de Janeiro esse ano repetiu alguns pontos do roteiro percorrido por outras gerações da família real britânica ao longo de mais de cinco décadas.
Locais como o Cristo Redentor, o Maracanã, a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar estiveram nas agendas de sua avó, Elizabeth II, de seu pai, Charles III, de sua mãe, a princesa Diana, e de seu irmão, príncipe Harry.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
De Elizabeth II e o príncipe Philip em 1968 a William nessa semana, passando por Charles e Diana nos anos 1990, e por Harry em 2012, vários pontos do Rio foram palco de compromissos, fotos icônicas e cenas descontraídas vividas por diferentes gerações da realeza.
William refaz passos de Diana, Charles, Elizabeth II e Harry no Rio
Reprodução
A coincidência mais marcante aconteceu no Cristo Redentor, onde William esteve na manhã desta quarta-feira (5) para encontrar os finalistas do Earthshot Prize.
No mesmo ponto do santuário, a princesa Diana foi fotografada em 1991 durante a viagem ligada à ECO-92, quando visitou a capela aos pés da estátua e posou diante da vista do Rio.
Naquele ano, Diana cumpriu parte da agenda separada de Charles, o atual Rei, em meio ao distanciamento do casal que enfrentava turbulências matrimonias.
Maracanã
O estádio mais famoso do Brasil foi visitado tanto por William quanto por seus avós, Elizabeth II e príncipe Philip.
Rainha Elizabeth conheceu o jogador Pelé durante visita ao Brasil em 1968
Arquivo Nacional
Em 1968, a rainha e o marido assistiram a uma partida especial entre seleções do Rio e de São Paulo. O jogo entrou para a história. Na ocasião, Pelé marcou o gol número 900 da carreira, e Elizabeth II entregou a taça ao Rei do Futebol.
O casal real ainda viveu uma situação curiosa registrada na imprensa da época, quando Philip quis saber o que o público gritava para o árbitro.
Mais de cinco décadas depois, William esteve no mesmo estádio. No 1º dia de agenda no Rio, ele encontrou lideranças comunitárias, conversou com jovens e participou de uma disputa de pênaltis ao lado do ex-capitão da seleção brasileira Cafu.
Príncipe William e o ex-lateral Cafu, pentacampeão mundial pela seleção brasileira
Henrique Coelho/g1 Rio
Copacabana
A orla mais famosa do país aparece na rota de Diana, Harry e William.
Em 1991, durante a viagem ligada à ECO-92, a princesa Diana foi fotografada nadando na piscina do Copacabana Palace enquanto Charles cumpria compromissos no Espírito Santo.
Charles e Diana visitaram o Brasil em 1991; princesa nadou no Copacabana Palace
A imagem se tornou um dos registros mais lembrados de sua passagem pelo Brasil.
Mais de 20 anos depois, em 2012, Harry jogou vôlei de praia e rugby com jovens.
Já William, o irmão mais velho, esteve na Praia de Copacabana nesta semana, onde jogou vôlei com adolescentes, acompanhou uma simulação de resgate do Corpo de Bombeiros e posou para fotos com fãs. Ele chegou a se jogar na areia de camisa social, em clima bem descontraído.
Pão de Açúcar e Morro da Urca
Outro ponto que atravessa gerações é o Pão de Açúcar.
O príncipe William iniciou sua visita ao Rio no que é um dos cartões-postais mais icônicos da cidade. Foi no heliponto do Pão de Açúcar, que ele recebeu as chaves da cidade das mãos do prefeito Eduardo Paes e tirou fotos com turistas.
A medica Luana pontes, de Fortaleza, estava visitando o Pão de Açúcar quando se deparou com o príncipe William
Cristina Boeckel / g1
Em 2012, Harry esteve no Morro da Urca para o lançamento da campanha britânica “GREAT”, em uma festa que abriu sua programação oficial no país.
Já em 1968, Elizabeth II e Philip não chegaram a subir no Pão de Açúcar durante a agenda oficial no Rio. Contudo, o casal real esteve no mirante Dona Marta, em Botafogo, e puderam aproveitar a vista deslumbrante da cidade, com o Pão de Açúcar ao fundo.
Elizabeth II no Mirante Dona Marta, em 1968
Reprodução Arquivo Nacional
Cristo Redentor
O Cristo é um dos pontos mais emblemáticos visitados tanto por Diana quanto por William.
Princesa Diana em sua primeira visita ao Brasil, em 1991, quando esteve no Cristo Redentor.
Reprodução TV Globo
A princesa esteve no Rio em 1991, durante a agenda da ECO-92, e visitou o monumento. A imagem dela no Cristo, assim como outras feitas na viagem, tornou-se símbolo daquela passagem.
Na manhã desta quarta-feira (5), William repetiu o trajeto. No santuário, visitou a capela aos pés da estátua, encontrou finalistas do Earthshot Prize e posou para fotos com a paisagem do Rio ao fundo.
O príncipe repetiu o clique icônico feito pela mãe.
Príncipe William no Cristo Redentor
Stephanie Rodrigues/g1
Fonte: g1
